A
partir de 05 de agosto, a Unimed Ponta Grossa inicia a operação do Pronto
Atendimento Digital, por meio da plataforma Healthtech Laura. Com a iniciativa,
a cooperativa torna-se a primeira Unimed do Paraná a oferecer essa tecnologia
aos clientes.
O
Laura realiza uma triagem online, à qual o paciente informa sintomas de
qualquer natureza, inclusive respiratórios. A tecnologia, que segue parâmetros
da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde e contribui na
redução das necessidades de deslocamento e também no tempo de espera pelo
atendimento.
No mês passado, o Hospital Geral Unimed iniciou a implantação do Robô Laura para auxiliar no diagnóstico precoce de sepse (infecções generalizadas) nos pacientes internados. De acordo com Rafael Francisco dos Santos, diretor administrativo da cooperativa, a ampliação do uso da tecnologia Laura, agora com o PA Digital, é um avanço natural dentro das estratégias da Unimed Ponta Grossa.
“Nos últimos anos, investimos
muito para levar ao cliente Unimed o que há de melhor em saúde. Como exemplo
desse esforço e investimento, temos o lançamento do Pronto Atendimento Digital
e a utilização de um robô com tecnologia de inteligência artificial para
diagnosticar precocemente casos de infecção generalizada nos pacientes internados.
Esse tipo de ação salva vidas porque conseguimos antecipar o tratamento de
casos graves. O trabalho na Unimed Ponta Grossa é para garantir inovação,
qualidade, segurança e humanização para toda comunidade dos Campos Gerais”,
explica.
O paciente informa os sintomas pela
plataforma do Pronto Atendimento Digital e, por meio de inteligência artificial,
o sistema entende a gravidade do caso e faz o direcionamento de forma
personalizada. Após esta triagem, o paciente pode ser acompanhado de forma
remota (por WhatsApp ou pela própria plataforma), ou encaminhado para um
teleatendimento com profissional de saúde. Caso identifique a necessidade de
atendimento presencial, o Laura encaminha para um hospital, que já terá em mãos
o histórico para dar prosseguimento no tratamento.
Para Hugo Morales, diretor médico
e cofundador da startup Laura, fornecedora da tecnologia, o Pronto
Atendimento Digital vem para atender uma necessidade crescente. “Com um público cada vez mais
conectado e imerso no ambiente digital, oferecer uma forma de tornar um
atendimento mais preditivo e, ainda assim, humanizado por meio da inteligência artificial,
é de suma importância para acompanhar este novo momento do público e estar mais
próximo dos pacientes. Além disso, a convergência entre o mundo digital e o
físico também tem permitido que o acesso à saúde seja cada vez mais
democrático, auxiliando a romper as barreiras físicas e a trazer mais
comodidade e atendimentos ágeis, assertivos e com um melhor custo-benefício
para os pacientes”, comenta.
Com
o setor da saúde se digitalizando mais rapidamente, e com o público cada vez mais
preocupado com qualidade de vida, a chegada da tecnologia Laura na Unimed Ponta
Grossa irá auxiliar no desafogamento dos sistemas de saúde e proporcionará um
atendimento mais rápido e seguro dos pacientes, tornando-se um verdadeiro braço
direito das equipes de saúde para tomadas de decisão.
O
Pronto Atendimento Digital está preparado para o acolhimento e triagem de
diversas doenças e também referentes à Covid-19. A plataforma está disponível
para todos os beneficiários Unimed que residam em Ponta Grossa e também nos
outros 15 municípios da área de ação da cooperativa médica: Arapoti, Cândido de
Abreu, Carambeí, Castro, Imbituva, Ipiranga, Ivaí, Jaguariaíva, Palmeira, Piraí
do Sul, Reserva, São João do Triunfo, Teixeira Soares, Telêmaco Borba e Tibagi.
“O
cliente da Unimed Ponta Grossa poderá utilizar o Pronto Atendimento Digital
mesmo quando não está aqui na cidade. Dessa forma, ele receberá uma orientação
segura e com qualidade e, se necessário, será direcionado para o ponto de
atendimento mais próximo dele, dentro da nossa área de ação. Além disso, ganha
em comodidade ao se beneficiar da tecnologia para ser atendido sem precisar
sair do conforto e segurança do seu lar", ressalta o diretor
administrativo da cooperativa médica.
Cooperação
com a comunidade
Além
dos beneficiários do plano de saúde, a Unimed Ponta Grossa também irá
disponibilizar a triagem virtual para toda a população. De
forma gratuita, de 05 de agosto até 31 de outubro de 2021, os ponta-grossenses
e residentes da região também poderão utilizar a plataforma do Pronto
Atendimento Digital.
Segundo
Rafael Santos, a iniciativa visa contribuir com a sociedade especialmente no
que diz respeito à pandemia do coronavírus. Para ele, apesar da diminuição do
número de casos, a pandemia ainda existe e, ao procurar atendimento médico, o
paciente deve ser orientado para uma melhor resolução da queixa.
“Ao
disponibilizar esse atendimento pela internet para toda população, nós
prestamos um serviço muito relevante para comunidade de Ponta Grossa e dos
Campos Gerais. Não queremos atender somente nossos clientes, queremos
contribuir com a sociedade para superarmos o mais rápido possível essa
pandemia, salvando vidas e evitando internamentos e sofrimento das pessoas”,
pontua.
Nos
casos em que o paciente não é beneficiário Unimed, caso haja necessidade de
atendimento presencial após a triagem virtual, ele será orientado a buscar o
serviço médico público, ou em hospitais privados, mais próximos. “Nosso
compromisso social é com toda comunidade, sem exceção”, afirma Rafael.
O
Pronto Atendimento Digital estará disponível no link: unimedpg.com.br/padigital
Sobre
o PA Digital Laura
Eleita, em 2020, como uma das 100
Startups to Watch, ranking que reconhece as jovens empresas mais
promissoras do Brasil, a startup Laura oferece soluções de inteligência
artificial com o objetivo de democratizar a saúde por meio da tecnologia e gerar
impacto social positivo em escala, acompanhando toda jornada do paciente. Por meio
de inteligência artificial e tecnologia cognitiva, a ferramenta permite a
priorização de atendimento em instituições de saúde, assim como o gerenciamento
de dados da rotina hospitalar, emitindo alertas para a equipe assistencial.
Ativa desde 2016, a tecnologia da Laura já analisou mais de 11 milhões de atendimentos,
reduziu em 25% a taxa de mortalidade hospitalar e ajudou a salvar cerca de 24
mil vidas.