Institucional |

Acreditação hospitalar
O Hospital Geral Unimed é o único dos Campos Gerais a contar com o selo de excelência pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), conquistado no final de 2021.
O Paraná conta com mais de 400 hospitais, sendo apenas cerca de 5% deles acreditados pela ONA. Ao considerar somente o nível 3, o HGU passou a ser o 9º do estado acreditado com excelência.

Já na região dos Campos Gerais, o HGU continua sendo a única instituição hospitalar com acreditação.

A primeira acreditação do HGU aconteceu em 2013, quando o hospital recebeu, oficialmente, o certificado de Acreditação Nível 1, homologado ONA.

A caminhada para a conquista da Acreditação no HGU iniciou em 2010, com a implantação da Gestão de Qualidade. Em 2011, o hospital adotou requisitos do Manual Brasileiro da Acreditação. Em 2012, o Instituto de Planejamento e Pesquisa para a Acreditação de Saúde (IPASS) fez um diagnóstico organizacional, que foi um facilitador para dar andamento nos trabalhos em busca da Acreditação.

No fim de 2012, a equipe do IPASS retornou para fazer a verificação final de todos os recursos institucionais (humanos, tecnológicos e de processos) e foi sinalizada na oportunidade a indicação para receber o selo.

A certificação nível 2 – Pleno – veio em 2019. Dentro das exigências que compõem este nível estão os itens relacionados ao atendimento de padrões de qualidade e de segurança e os padrões de gestão integrada, que incluem integração de processos e comunicação fluida.

Acreditação na área da saúde é sinônimo de segurança para o paciente. Utilizada mundialmente, a metodologia certifica a qualidade no atendimento e gestão de instituições de saúde. A adesão ao processo de acreditação é voluntária, já que a ONA não tem caráter de fiscalização e não é prescritiva.

O intuito do hospital com esses avanços nos degraus de acreditação é reforçar a filosofia do jeito de cuidar Unimed, alinhado com a preservação da segurança do paciente e do atendimento humanizado.