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15/04/2021
HGU implanta atendimento psicológico exclusivo para equipes Covid
Iniciativa realiza suporte psicológico de forma imediata às equipes atuantes na linha de frente da pandemia
A área de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) do Hospital Geral Unimed passou a fornecer, desde abril, suporte psicológico específico aos profissionais do HGU que atuam no enfrentamento à pandemia de Covid-19. 

Em 2020, a cooperativa médica já havia iniciado o Programa Abraçar, iniciativa de atendimento psicológico via telefone para os colaboradores de todas as unidades de negócio (operadora, hospital, Espaço Saúde Plena e laboratórios) bem como a médicos cooperados da instituição. Com o agravamento do cenário da pandemia no Paraná, a Unimed Ponta Grossa viu a necessidade de reforçar esse apoio às equipes de linha de frente, trazendo uma profissional dedicada exclusivamente a esse propósito e de forma presencial.

“Nossos colaboradores são os principais atores do cuidado que entregamos aos nossos clientes e pacientes. Nos esforçamos para que eles se sintam cuidados, acolhidos e respeitados, para que tenham condições de exercer a nossa vocação do cuidar da melhor maneira possível”, pontua o gerente de Gestão de Pessoas, Pedro Viriato. Para ele, promover um acolhimento especial aos trabalhadores das linhas de frente é uma forma de apoiá-los em suas demandas emocionais e psicológicas para que a prática de suas profissões seja realizada da melhor forma, dentro do que é possível na realidade atual.

A gerente de enfermagem do HGU, Luciane Aparecida Zanetti, relata que com o agravamento da situação da Covid-19, as equipes têm se deparado diariamente com situações delicadas. “O constante aumento de casos de internamento, a gravidade no caso clínico dos pacientes, a angústia e o medo dos internados e seus familiares, o medo da contaminação e o convívio constante com casos de óbito passaram a fazer parte da rotina desses profissionais”, relata Luciane. 

Toda essa conjuntura gera esgotamento mental e físico, sensação de impotência, medo e angústias aos profissionais da área assistencial. Nesse sentido, a Unimed Ponta Grossa viu que um dos maiores desafios no combate à pandemia foi a manutenção do equilíbrio emocional das equipes frente às situações adversas. “Acredito que esta ação da instituição demonstra o cuidado e preocupação com os profissionais, principalmente da linha de frente”, reforça Luciane.

PROCURA POR SUPORTE PSICOLÓGICO

Segundo a psicóloga do SESMT, Debora Stadler de Souza – profissional que tem dado assistência psicológica aos trabalhadores do HGU –, é notável que a situação desencadeada pelo Sars-Cov-2 guarda relação com quadros de estresse, transtorno de ansiedade generalizada, insônia e sintomatologia depressiva. “Entre os sintomas de ansiedade, os mais detectados foram incapacidade de relaxar, medo de que aconteça o pior e nervosismo. Os principais sintomas de depressão identificados foram cansaço, dificuldade para se concentrar, pouco interesse e sentir-se mal consigo mesmo”, reforça Maria. Para a psicóloga, a iniciativa de atendimento psicológico aos profissionais é fundamental para atenuar o impacto do combate à pandemia na saúde mental dos profissionais da saúde.

“É perceptível a demanda por um espaço de escuta por parte de grande parcela dos profissionais da saúde”, reitera Maria. Para a profissional, a iniciativa de serviço de psicologia é percebida de forma singular por cada sujeito, visto que cada indivíduo que procura o apoio psicológico possui questões únicas a serem abordadas nas sessões.  Entretanto, há uma semelhança entre todos os atendimentos: a necessidade de um espaço de escuta e acolhimento. “Quando somos procurados, temos a oportunidade de realizar o suporte imediato quando esses funcionários possuem vivências de crises emocionais. Isso permite que possamos agir para atuar no resgate de suas subjetividades e, caso haja necessidade de outras intervenções, encaminhamento apropriado”, pontua Debora.

LIZIANA ANDRESSA DE FREITAS
Fonte: Gestão de Pessoas/SESMT