A área de
Provimento em Saúde do Hospital Geral Unimed (HGU), por meio do Núcleo de
Segurança do Paciente (NSP) e Gestão de Risco, promove, nos dias 31 de março e
1º de abril, uma ação interna para os colaboradores do hospital.
No
primeiro dia de abril, comemora-se o Dia Nacional de Segurança do Paciente e a
enfermeira coordenadora de Provimento em Saúde, Idiamara Rech Castilho, explica
que a ação faz parte das políticas de educação continuada da instituição.
“A
cultura de segurança do paciente fortalecida traz benefícios para nossos pacientes
e também ao nosso profissional. Nosso objetivo é oferecer um cuidado de
qualidade e seguro, resultando em melhoria da saúde de quem recebe nossos
cuidados”.
De forma
itinerante, as equipes marcaram presença em todas as áreas assistenciais e
administrativas do HGU, reforçando a importância das seis metas internacionais
de segurança, esclarecendo dúvidas e entregando brindes.
“Essa
ação é considerada estratégica para a minimização de eventos adversos evitáveis
na assistência à saúde dos pacientes e a conscientização geral em prol da
segurança de todos”, ressalta Idiamara.
Seis
Metas Internacionais de Segurança do Paciente
Foram
criadas em 2006, pela Joint Commission International (JCI), uma
instituição sem fins lucrativos, responsável pela acreditação hospitalar nos
Estados Unidos. O objetivo das metas é garantir e disseminar as melhores
práticas, de padrão global, que reduzem a exposição a riscos, garantindo a
segurança dos pacientes.
Os
processos de segurança do paciente também são umas das principais premissas da
Organização Nacional de Acreditação (ONA), pela qual o HGU é certificado em
nível pleno.
As seis
metas são:
1) identificar corretamente o paciente;
2) melhorar a comunicação
entre os profissionais de saúde;
3) melhorar a segurança na prescrição, no uso
e na administração de medicamentos;
4) assegurar cirurgia em local de
intervenção, procedimento e paciente corretos;
5) higienizar as mãos para
evitar infecções; e 6) reduzir o risco de quedas e úlceras por pressão.