Notícias |

NOTÍCIAS
10/11/2023
Inovação: HGU realiza primeira cirurgia de enucleação de próstata com laser fora de Curitiba
HGU é o primeiro hospital do estado do Paraná a realizar a Enucleação de Próstata com Laser Thulio fora da capital, Curitiba
O Hospital Geral Unimed (HGU) alcançou um marco significativo na área da urologia ao se tornar o primeiro hospital do estado do Paraná a realizar a Enucleação de Próstata com Laser Thulio fora da capital, Curitiba. A cirurgia, que revoluciona o tratamento de doenças prostáticas, foi conduzida com sucesso pela equipe do HGU e pela equipe parceira da empresa Medhcir.

A enucleação de próstata com laser é uma técnica avançada e minimamente invasiva que oferece diversos benefícios em comparação com as intervenções tradicionais, como a prostatectomia aberta ou a ressecção transuretral da próstata (RTU). Enquanto a prostatectomia aberta envolve uma incisão maior e mais tempo de recuperação, a RTU pode não ser adequada para próstatas muito grandes. A técnica com laser supera essas limitações, proporcionando um procedimento menos invasivo, mantendo a eficácia no tratamento.

A técnica consiste na remoção do adenoma prostático, a porção da próstata que aumenta de tamanho e causa a obstrução do canal urinário. Uma das vantagens mais notáveis é a redução significativa do sangramento durante a cirurgia, minimizando os riscos associados a perda de sangue excessiva. Isso torna o procedimento mais seguro para pacientes com problemas de coagulação.

O chefe da área de Urologia do HGU, Dr. Eduardo Bisinella, destacou a importância do procedimento como uma opção de tratamento eficaz e segura para pacientes com hiperplasia prostática. “Esta cirurgia representa um avanço no atendimento médico na região e beneficia inúmeros pacientes que sofrem de doenças prostáticas, melhorando sua qualidade de vida e reduzindo o impacto da cirurgia em seu bem-estar geral”.

A cirurgia realizada com laser Thulio é menos invasiva e causa menos dor no pós-operatório, além de menor sangramento, menor tempo de internação e de uso de sonda. Com isso, o paciente retorna a suas atividades habituais precocemente.

Sobre a Enucleação de Próstata com Laser
A técnica é realizada com o uso de um laser de alta potência, que é inserido através do canal uretral. O cirurgião utiliza o laser para vaporizar e enuclear o tecido prostático obstrutivo. Esse procedimento permite uma visão mais clara e precisa da próstata, o que facilita a remoção do tecido doente, preservando o tecido saudável.

A cirurgia é realizada sob anestesia geral e, em geral, dura algumas horas, dependendo do tamanho da próstata e da complexidade do caso.

KETHLYN LEMES
Fonte: Assessoria de Imprensa Unimed Ponta Grossa