Notícias |

NOTÍCIAS
07/07/2023
Dicas para segurar corretamente o bebê
A forma correta de segurar um bebê pode gerar muitas dúvidas, tanto em papais e mamães quanto em familiares e amigos. Conheça as dicas da nossa enfermeira obstetra
A chegada de um novo membro na família muda toda a rotina e gera muitas dúvidas. Muitas delas podem estar relacionadas à forma correta de segurar o bebê. Sentado? De barriga pra baixo? Deitadinho de barriga pra Cima? Em pé no colo? Da mesma forma em qualquer idade? Para orientar sobre as formas mais adequadas e seguras na hora de segurar a criança, conversamos com a enfermeira obstetra, Laiza Moura. 

 1) Como faço para tirar o bebê do berço ou bebê conforto? 
Com o bebê de barriga para cima, coloque a palma de uma das mãos sob o pescoço do bebê e a outra debaixo das costas e eleve a criança trazendo-a em direção ao seu corpo. O apoio na cabeça e nas costas também se aplica na hora de colocar o bebê no berço. Retire as mãos somente depois que ele estiver deitado. 

 2) Como faço para segurar no colo? 
É importante sempre prestar atenção no apoio. Você pode apoiar as costas do bebê no braço, na posição tradicional deitado de barriga pra cima. Se quiser deixá-lo na posição mais em pé, uma das mãos sempre deve estar apoiada no pescoço do bebê e a outra na parte entre o bumbum e as perninhas. 

 3) E se o bebê estiver envolto em um cobertor ou cueiro? 
É preciso ter cuidado ao retirar o bebê do berço, ou então passar de um colo ao outro, quando ele estiver envolto em uma coberta ou cueiro, pois esses materiais podem ser escorregadios. Ao pegá-lo, é importante sempre sentir as costas do bebê e apoiar a cabeça, para proteger a coluna da criança. 

 4) É necessário colocar travesseiro para o bebê dormir? 
Não há necessidade. Em algumas situações, como em casos de refluxo, por exemplo, recomenda-se elevar um pouco a cabeceira, coloque o travesseiro debaixo do colchão prestando atenção se a coluna do bebê irá permanecer alinhada, sem forçar o pescoço. 

 5) Bebês maiores podem ser segurados de outras maneiras diferentes das tradicionais? 
Quando o bebê já é um pouco maior (por volta dos seis meses) e tem certa sustentação na cabeça, muitas mães costumam apoiá-lo no quadril, segurando-o pela cabeça e com as perninhas uma para cada lado do quadril da mãe. Essa posição não é recomendada para longos períodos ou para caminhar, pois quando o bebê mantém a abertura do quadril, pode-se gerar uma certa pressão nessa articulação da criança. 

 6) Como devo usar o canguru ou sling? 
Ao utilizar esses apoios, o bebê também fica com abertura de quadril e, por isso, também não deve passar longos períodos no colo nesta posição, pois pode causar lesão. Na hora de transportar o bebê, o ideal é sempre optar pelo uso do carrinho ou bebê conforto, que ajudam a manter a posição correta da coluna. 

 7) Quando o bebê já pode sentar? 
Por volta dos seis meses, quando a criança está em desenvolvimento e começa a apresentar movimentos involuntários de sustentar a cabeça, de virar para o lado, é recomendado iniciar alguns estímulos para favorecer esse desenvolvimento. Alguns desses estímulos podem ser levantar o bebê pelos bracinhos para que ele fique sentado, sempre lembrando de fazer com cuidado e devagar para manter a sustentação da coluna.

 Assista ao vídeo completo:

LIZIANA ANDRESSA DE FREITAS
Fonte: Unimed Ponta Grossa