Entre os dias 17 e 20 de abril, o Hospital Geral Unimed (HGU) realizou diversas ações voltadas aos colaboradores, alusivas à campanha ‘Abril pela Segurança do Paciente’.
Voltada à melhoria contínua dos processos, o objetivo foi reforçar a conscientização dos colaboradores a respeito das metas internacionais de segurança do paciente, promovendo a prevenção, o controle e mitigação de incidentes, a articulação dos processos de trabalho e das informações que impactam nos riscos ao paciente, além da integração dos setores.
De acordo com José André de Lima, coordenador do Núcleo de Gestão de Qualidade (NGQ) do hospital, a segurança deve ser pensada e executada considerando o paciente no centro do cuidado e ações como as de abril permitem reforçar o papel das equipes nesse aspecto.
“Operacionalizar os protocolos de segurança do paciente nas instituições hospitalares proporciona, minimamente, uma identificação correta dos pacientes; uma comunicação efetiva entre equipes e paciente; responsabilidade na prescrição, dispensação e administração de medicamentos; intervenções cirúrgicas com segurança; redução de infecções relacionadas a assistência em saúde; prevenção de lesões e redução do risco de queda”, explica.
A programação da semana contou com o Cine Segurança, com vídeos educativos e dinâmicas interativas; e com o Circuito da Segurança, feito pelos Times de Segurança do hospital e inspirado nas feiras de ciências escolares, que compreendeu estandes individuais sobre as metas de segurança do paciente com orientação aos profissionais e esclarecimento de dúvidas.
“Achei importante, pois conscientizou os colaboradores sobre as metas de segurança, a fim de evitar que o paciente tenha alta do hospital com alguma condição adquirida.
Os times foram muito criativos. Faço parte do Time da Higienização das Mãos e isso contribui nas nossas dinâmicas”, comenta Karollaine Ferreira, técnica de enfermagem.
Dos colaboradores que participaram das ações, 69% pertencem às áreas assistenciais e 31% são das equipes administrativas, que também exercem papel importante nos fluxos da jornada do paciente dentro do HGU.
Para a enfermeira Pamela Antunes, a melhoria contínua só é possível quando assuntos que parecem básicos e corriqueiros são reforçados periodicamente. “As ações e treinamentos são extremamente importantes para as equipes entenderem e relembrarem, ajudando a evitar erros. Foi muito produtivo”.
A Unimed Ponta Grossa tem a segurança do paciente como um dos principais valores da instituição e, dentro do HGU, está alicerçada nas metas internacionais. Certificado com nível de excelência pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), o hospital também atua em outras frentes.
“Mapear processos, gerenciar riscos, estabelecer protocolos, promover uma cultura de segurança, trazer o paciente para o centro do cuidado também são ações que fazem parte do nosso Jeito de Cuidar. E o cumprimento das metas internacionais para segurança do paciente é uma ferramenta efetiva na prevenção de danos assistenciais.”, ressalta José André.
Sobre o mês
O ‘Abril pela Segurança do Paciente’ faz parte do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), do Ministério da Saúde, criado por meio da portaria GM/SM nº 529/2013. A proposta é marcar o mês de abril como o mês da segurança do paciente, para incentivar o tema e as iniciativas desenvolvidas no Brasil. Diversas instituições de saúde do país promovem ações educativas e de conscientização com forma de compartilhar conhecimento e boas práticas.