Em março de 2023, o Laboratório
Unimed atingiu a maior marca de exames realizados em um único mês,
contabilizando 103.419 mil exames.
A maior marca anterior foi
registrada em janeiro deste ano, com mais de 89.500 exames, uma média de 3.400
exames por dia, somando todas as nove unidades.
De acordo com Fernanda Horn
Razouk, gerente do Laboratório, esse resultado pode ser atribuído ao aumento do
número de exames ambulatoriais, ou seja, de atendimentos feitos aos pacientes
que procuram voluntariamente o serviço, e aos internados no Hospital Geral
Unimed (HGU).
“O número de exames ambulatoriais
foi 15% maior em comparação a fevereiro. Já os realizados em pacientes do HGU
tiveram maior impacto, sendo 28% maior em março do que no mês anterior. Isso
provavelmente ocorreu devido ao aumento da taxa ocupacional do hospital no mês
de março”, analisa.
As unidades que mais absorveram
demanda de exames foram Estrela, Jardim Carvalho, Castro e Telêmaco Borba. Esta
última, contabilizou mais de 5 mil exames somente no primeiro mês de operação.
“Acredito que esses números
estejam relacionados à confiança e credibilidade do resultado entregue aos
nossos beneficiários e cooperados. Em todos os meses de 2023 até aqui superamos
a meta de exames estabelecida e isso significa a realização de um excelente
trabalho nas três fases que compõem o atendimento laboratorial:
atendimento/coleta, processamento de amostras e emissão de laudo”, afirma
Fernanda.
Outro aspecto que pode estar
contribuindo com o aumento da procura pelo serviço, segundo ela, são os
investimentos em equipamentos e também em tecnologia, como a mais recente, que
foi a implantação da central de atendimento virtual.
“A grande maioria desses
atendimentos era perdida devido à alta de atendimento presenciais nas recepções
dos postos de coleta. Proporcionar o atendimento virtual humanizado ao cliente,
que tem muita necessidade de, por exemplo, tirar dúvidas quanto a preparo de
exames, liberação de guias, locais e horários de atendimento e acesso a
resultados online, certamente o cativou e fez com que aumentasse a fidelidade
em relação ao nosso laboratório”, finaliza.