Notícias |

NOTÍCIAS
26/09/2022
HGU passa a ter atendimento de emergência cardiológica
UCardio terá plantão 24 horas com foco em infarto e outras urgências relacionadas ao coração.
A partir de agora, o Hospital Geral Unimed (HGU) passa a ter plantão 24 horas para atendimentos de urgências e emergências cardiológicas. O serviço, chamado de UCardio, conta com toda a estrutura do hospital e com uma equipe composta exclusivamente por médicos cardiologistas.

De acordo com Anderson Ghirotti Brega, diretor Financeiro da Unimed Ponta Grossa, esse tipo de serviço especializado oferece mais assertividade no atendimento, otimizando a assistência aos pacientes que requerem um atendimento mais rápido.

“Contamos com todos os recursos e estrutura para o cuidado integral que esses pacientes irão necessitar. Por exemplo, um paciente que chegar com um infarto agudo do miocárdio será avaliado prontamente, realizará os exames necessários, podendo ser encaminhado prontamente para a Hemodinâmica ou para a UTI, dependendo do caso, onde receberá os cuidados necessários. Eventualmente, alguns pacientes irão necessitar de tratamento cirúrgico de urgência ou na sequência do tratamento. Portanto, desde o exame mais simples na chegada, até um procedimento cirúrgico muito complexo, pode ser realizado por nossos médicos em nosso hospital”, explica.

Por ser um serviço de urgência e emergência, o foco serão os casos de infarto e outras síndromes coronarianas agudas, assim como síndromes aórticas agudas. No plantão da UCardio, não são realizados atendimentos que, normalmente, são feitos em consultório como, por exemplo, acompanhamento de doenças cardiovasculares crônicas, trocas de receitas, avaliações pré-operatórias e emissão de atestados.


O infarto agudo do miocárdio é a maior causa de mortes no país. De acordo com o Ministério da Saúde, estima-se que, no Brasil, ocorram de 300 mil a 400 mil casos anuais de infarto e que a cada 5 a 7 casos, ocorra um óbito. Para diminuir o risco de morte, o atendimento de urgência e emergência, nos primeiros minutos, é fundamental para salvar uma vida.
 
 
 

LIZIANA ANDRESSA DE FREITAS
Fonte: HGU