Nossos Beneficiários
GRI 416-1, 416-2
O compromisso com o bem-estar e a satisfação dos nossos beneficiários é o centro de todas as nossas iniciativas. Ao longo do último ano, implementamos diversas ações e programas visando melhorar ainda mais a experiência de saúde de nossos clientes. Desde investimentos em infraestrutura e tecnologia até a expansão de nossos serviços e aprimoramento de nossos processos, cada passo foi cuidadosamente planejado para garantir um atendimento personalizado e eficiente.

Neste relatório, dedicamos especial atenção às iniciativas voltadas para nossos beneficiários, destacando os resultados alcançados e o impacto positivo gerado em suas vidas. Desde novo espaço para atendimento, campanhas de prevenção e promoção da saúde até programas de acompanhamento e suporte, cada ação foi orientada pela nossa missão de cuidar com excelência e humanização.

Em 2023 a Unimed Ponta Grossa comemorou 45 anos de dedicação à saúde e ao bem-estar dos beneficiários. Este marco amplifica todas as conquistas da cooperativa e, além de refletir um presente promissor, também carrega um legado de excelência construído ao longo de quatro décadas e meia.

A cooperativa, reconhecida como referência em saúde na região dos Campos Gerais, celebra agora a inauguração de um novo espaço, destinado ao atendimento dos beneficiários e, também, dos colaboradores: o Espaço Saúde Unimed. O novo espaço fica localizado na rua Ricardo Lustosa Ribas, nº 354, esquina com a Balduíno Taques, Vila Estrela. O Espaço Saúde Unimed foi pensado e desenvolvido para melhoria no atendimento e representa compromisso contínuo com a qualidade dos serviços oferecidos aos clientes. Com mais de 1.700 metros quadrados e estacionamento próprio, o espaço reúne serviços essenciais.
Espaço Saúde Unimed -  Ponta Grossa - Paraná
Em 2024, a Unimed Ponta Grossa tem agendada a inauguração de um novo serviço: a Clínica Unimed. Este espaço visa proporcionar uma experiência inovadora em consultas de clínica geral e pediatria, redefinindo a forma como os pacientes cuidam da sua saúde.
Gestão em Saúde
A Gestão em Saúde desempenha um papel crucial na coordenação do cuidado, garantindo que este seja fornecido de maneira organizada e pontual, com o apoio de uma equipe multidisciplinar. Além disso, destaca-se na identificação de problemas que possam estar sendo tratados em outros serviços de saúde, integrando esses cuidados em diferentes níveis da atenção à saúde. Por meio de um monitoramento diligente, busca-se implementar ferramentas e tecnologias que otimizem os processos de assistência e, ao mesmo tempo, que priorizam a prevenção e o autocuidado. Assim, a Gestão em Saúde promove uma abordagem holística e eficaz para a melhoria da saúde da população.

Durante o ano de 2023 a área de Gestão em Saúde contou com uma equipe multiprofissional composta por enfermeiras, fisioterapeuta, psicóloga, nutricionista, fonoaudióloga, farmacêutica, médica pediatra, assistente social, médico cirurgião, estes profissionais trabalham em diversas frentes de atuação tendo como principal objetivo a satisfação de seus beneficiários.
Medicina Preventiva
Logo Programa ao seu lado
Programa Cuidados Completos
O propósito é fomentar o autocuidado, estimular a longevidade e administrar pacientes crônicos, visando proporcionar uma melhor qualidade de vida. No ano de 2023, acompanhamos em média 713 indivíduos, realizando aproximadamente 5200 contatos telefônicos para gerenciamento de suas comorbidades e fornecendo orientações de saúde.
Comparativo de entradas programadas e efetivada no PGC. (2023)
Comparativo de entradas programadas e efetivada no PGDC. (2023)
Através desses indicadores, é evidente que tanto o Programa de Gestão de Casos (PGC) quanto o Programa de Gestão de Doenças Crônicas (PGDC) mantiveram-se próximos ou no ideal de número de vidas alcançadas, conforme projetado. É importante ressaltar que notamos uma diminuição no número de beneficiários ativos, devido a solicitações de alta decorrentes do não cumprimento do protocolo de periodicidade. No entanto, de forma geral, ambos os programas se mantêm em níveis adequados e com uma tendência positiva para o próximo ano. Com base nesse público-alvo, obtivemos a aprovação de ambos os programas pela ANS, além de atenderem a diversos requisitos da Resolução Normativa (RN) 502.
Jornada Materna
Jornada Materna - Curso de gestantes
Este programa tem por finalidade acompanhar as beneficiárias que se encontram no estado gravídico puerperal, através de contato telefônicos bimestrais, com aplicação de questionários, a fim de rastrear gestações de alto risco e oferecer orientações educativas com intuito de prevenir prematuridades e complicações maternas, quando evitáveis. Em 2023 tivemos a participação de 287 gestantes e parceiros aproximadamente. Durante as palestras, as futuras mães e acompanhantes têm acesso a conhecimentos teóricos e práticos de assuntos envolvendo a gestação, parto e puerpério, atendimento ao recém-nascido e amamentação, que são passados por uma equipe multidisciplinar. Além disso iniciamos os tele monitoramentos dessas beneficiárias com uma média mensal de 220 beneficiárias acompanhadas.
Saúde Corporativa
Logo Saúde Corporativa
Em 2023 mantivemos o Programa Saúde Corporativa em duas empresas da carteira de clientes da Unimed Ponta Grossa. Com o intuito de oferecer ações no âmbito da promoção à saúde e prevenção a doenças reduzindo o índice de sinistralidade apresentado no mercado empresarial. Com a ação proposta de gerar melhor qualidade de vida aumentando o protagonismo do cliente no âmbito de seu estado de saúde reduzindo assim os desequilíbrios no estado de saúde-doença. Estas três empresas juntas representam cerca de 11.000 vidas ativas nestes contratos.
Linha de Cuidado (HAS e DM)
Linha de Cuidado (HAS e DM)
A Linha do Cuidado hipertensão e diabetes tem por objetivo oferecer acompanhamento longitudinal atrelado a inteligência artificial através de questionários periódicos aos beneficiários elegíveis. As respostas destes questionários são acompanhadas por uma equipe de saúde, através de um dashboard, que entra em contato com os beneficiários gerenciados e faz direcionamentos necessários com orientações educativas de saúde. Durante o Ano de 2023 contamos com 87 beneficiários acompanhados, foi entregue pela TI a ferramenta de acompanhamento para realização deste gerenciamento.
Núcleo de Acolhimento de Terapias Especiais (NATE)
Núcleo de Acolhimento de Terapias Especiais (NATE)
O Núcleo de Acolhimento de Terapias Especiais (NATE), foi criado com o intuito de oferecer acolhimento e promover o engajamento das famílias de beneficiários através de orientação especializada e personalizada, garantindo que os beneficiários e suas famílias recebam o suporte psicossocial, ações de educação em saúde, suporte emocional, além do monitoramento clínico e elaboração de plano terapêutico através da equipe multidisciplinar com a indicação adequada das terapias para início em janeiro de 2024. Porém durante o ano de 2023 uma média de 573 beneficiários foram acompanhados pela área.
Vida Leve
Vida Leve
O Programa Vida Leve oferece suporte multidisciplinar para avaliar integralmente o paciente participante, buscando minimizar complicações cirúrgicas e obter resultados satisfatórios. O preparo pré e pós-Operatório atualmente é realizado pelos profissionais da Rede Prestadora e monitorado pela Equipe de Gestão em Saúde através de atendimentos pontuais que antecedem a cirurgia e se prolongam por dezoito meses no pós-operatório. No ano de 2023, iniciaram o acompanhamento através do programa Vida Leve 48 beneficiários, e foram realizadas 13 cirurgias, também durante o ano foi mantido o acompanhamento dos beneficiários que haviam realizado a cirurgia no ano de 2022 estando dessa forma dentro dos 18 meses de pós-operatório. No decorrer do ano foram acompanhados em média 60 beneficiários mês.
Relacionamento com o Cliente
A satisfação dos clientes com os serviços da Unimed Ponta Grossa é continuamente avaliada através de nossa Pesquisa de Satisfação, que é conduzida desde 2016. Em 2023, alcançamos um índice notável de satisfação, atingindo 90,25%. Embora esse percentual esteja abaixo do registrado na pesquisa anterior, ainda se mantém em um patamar elevado.
Satisfação Geral
Considerando os últimos 12 meses, como avalia a sua
satisfação geral com a Unimed Ponta Grossa?
Média e Top2Box
Por Perfil
Plano

PJ
4,5
90,76%
303
PF
4,4
88.66%
97

Gênero

Masculino
4,4
90,43%
188
Feminino
4,5
90,09%
212

Ponta Grossa
4,4
89,80%
196
Outras cidades
4,5
90,69%
204

Média
Top2Box
Faixa Etária
18 a 34
4,4
89,33%
150
35 a 49
4,4
86,71%
143
50+
4,6
96,26%
107
Resposta Única
Base: 400 beneficiários que souberam avaliar
Em busca de soluções inovadoras para aprimorar o desempenho operacional, a Unimed Ponta Grossa adotou a tecnologia dos totens de autoatendimento para a liberação de exames e outros procedimentos solicitados pelos médicos cooperados. Essa adaptação tem um impacto direto na experiência do beneficiário. Os equipamentos estão disponíveis no Espaço Saúde Unimed Ponta Grossa, na Clínica Inovare, na Clínica O1, na Clínica Pontagrossense, na Clínica Cambuí, CastroMed e na empresa Continental.
Tecnologia dos totens de autoatendimento para a liberação de exames e outros procedimentos solicitados pelos médicos cooperados