GRI 102-21, 102-40, 102 -21, 102-42, 102-43, 102-44, 102-46, 102-47, 102-48, 102-49,102-50, 102-51, 102-52, 102-54, 102-56, 103-1
Este Relatório de Gestão oferece uma análise aprofundada da performance da organização no ano de 2022, apresentando dados de acordo com as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), na opção ‘De acordo – Essencial’. A GRI promove e difunde as diretrizes para a elaboração de relatórios de sustentabilidade. O relatório fornece informações valiosas sobre as áreas-chave da empresa, incluindo finanças, operações e recursos humanos. Além disso, o documento destaca os desafios e oportunidades enfrentados pela cooperativa e apresenta recomendações para aprimorar a performance no futuro.
Para elaborar o Relatório de Gestão e Sustentabilidade de 2022, uma pesquisa de avaliação de relevância foi conduzida com os stakeholders da cooperativa, visando identificar os temas mais relevantes para incluir na edição. Cooperados, clientes, colaboradores e fornecedores foram convidados a compartilhar suas opiniões sobre os assuntos que consideravam mais importantes para o relatório. A pesquisa ocorreu entre 15 de dezembro 2022 e 2 de janeiro de 2023.
O Relatório de Gestão está disponível em formato de site, facilitando a navegação e a compreensão do conteúdo, e, ao mesmo tempo, contribuindo para a preservação do meio ambiente, evitando impressões e o uso excessivo de papel. As demonstrações financeiras foram auditadas pela Prospecta Auditores e aprovadas pelo Conselho de Administração da Unimed Ponta Grossa, o órgão máximo de governança da empresa.
Os stakeholders estratégicos (partes interessadas) da Unimed Ponta Grossa foram definidos da seguinte forma:
EXTERNOS |
Médicos Cooperados |
Clientes/Beneficiários Unimed |
Comunidade |
Fornecedores |
Prestadores |
INTERNOS |
Dirigentes |
Colaboradores |
A pesquisa realizada obteve 134 respostas (100 internas e 34 externas), resultando na criação da Matriz de Materialidade, que orientou a abordagem dos temas considerados de extrema importância para a elaboração do relatório.
Posição |
Tema |
Nº |
1º |
Saúde e Segurança do Cliente |
11 |
2º |
Privacidade dos Clientes e Beneficiários |
12 |
3º |
Anticorrupção |
3 |
4º |
Qualidade no Atendimento aos Pacientes |
13 |
5º |
Saúde e Segurança no Trabalho |
5 |
6º |
Recursos Próprios |
14 |
7º |
Treinamento e Educação de Colaboradores e Médicos Cooperados |
6 |
8º |
Inovação |
4 |
Posição |
Tema |
Nº |
9º |
Desempenho Econômico |
1 |
10º |
Presença de Mercado |
2 |
11º |
Gestão de Saúde |
15 |
12º |
Conformidade Ambiental |
16 |
13º |
Não Discriminação |
10 |
14º |
Diversidade e Igualidade de Oportunidades |
7 |
15º |
Comunidade Locais |
9 |
16º |
Emprego |
8 |
Matriz de materialidade resultante da pesquisa: