Sobre este relatório
GRI 102-21, 102-40, 102 -21, 102-42, 102-43, 102-44, 102-46, 102-47, 102-48, 102-49,102-50, 102-51, 102-52, 102-54, 102-56, 103-1
Este Relatório de Gestão oferece uma análise aprofundada da performance da organização no ano de 2022, apresentando dados de acordo com as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), na opção ‘De acordo – Essencial’. A GRI promove e difunde as diretrizes para a elaboração de relatórios de sustentabilidade. O relatório fornece informações valiosas sobre as áreas-chave da empresa, incluindo finanças, operações e recursos humanos. Além disso, o documento destaca os desafios e oportunidades enfrentados pela cooperativa e apresenta recomendações para aprimorar a performance no futuro.

Para elaborar o Relatório de Gestão e Sustentabilidade de 2022, uma pesquisa de avaliação de relevância foi conduzida com os stakeholders da cooperativa, visando identificar os temas mais relevantes para incluir na edição. Cooperados, clientes, colaboradores e fornecedores foram convidados a compartilhar suas opiniões sobre os assuntos que consideravam mais importantes para o relatório. A pesquisa ocorreu entre 15 de dezembro 2022 e 2 de janeiro de 2023.

O Relatório de Gestão está disponível em formato de site, facilitando a navegação e a compreensão do conteúdo, e, ao mesmo tempo, contribuindo para a preservação do meio ambiente, evitando impressões e o uso excessivo de papel. As demonstrações financeiras foram auditadas pela Prospecta Auditores e aprovadas pelo Conselho de Administração da Unimed Ponta Grossa, o órgão máximo de governança da empresa.

Os stakeholders estratégicos (partes interessadas) da Unimed Ponta Grossa foram definidos da seguinte forma:
EXTERNOS
Médicos Cooperados
Clientes/Beneficiários Unimed
Comunidade
Fornecedores
Prestadores
INTERNOS
Dirigentes
Colaboradores
A pesquisa realizada obteve 134 respostas (100 internas e 34 externas), resultando na criação da Matriz de Materialidade, que orientou a abordagem dos temas considerados de extrema importância para a elaboração do relatório.
Posição Tema
Saúde e Segurança do Cliente 11
Privacidade dos Clientes e Beneficiários 12
Anticorrupção 3
Qualidade no Atendimento aos Pacientes 13
Saúde e Segurança no Trabalho 5
Recursos Próprios 14
Treinamento e Educação de Colaboradores e Médicos Cooperados 6
Inovação 4
Posição Tema
Desempenho Econômico 1
10º Presença de Mercado 2
11º Gestão de Saúde 15
12º Conformidade Ambiental 16
13º Não Discriminação 10
14º Diversidade e Igualidade de Oportunidades 7
15º Comunidade Locais 9
16º Emprego 8
Matriz de materialidade resultante da pesquisa: