Nossos Beneficiários
GRI 416-1, 416-2
Para a Unimed Ponta Grossa os beneficiários são os principais motivadores da cooperativa, e é por isso que temos orgulho de contribuir para a saúde e bem-estar da comunidade. Ao escolher a Unimed Ponta Grossa como sua cooperativa médica, os beneficiários estão optando por um atendimento de alta qualidade e uma equipe de profissionais dedicados a cuidar de sua saúde.

Para atender os seus beneficiários de forma satisfatória, a Unimed Ponta Grossa instituiu diversos projetos e programas, como:
Gestão em Saúde
Realiza a gestão do cuidado, de forma ordenada e oportuna, sob orientação de uma equipe multiprofissional, além do reconhecimento de problemas abordados em outros serviços e a integração desse cuidado nos diferentes níveis da atenção à saúde.

Buscando através do monitoramento implantar ferramentas de saúde e promover reabilitação de condições de doenças agravantes.

O setor de Gestão em Saúde subdivide-se em Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), Desospitalização, Medicina Preventiva, Terapias Especiais, Pronto Atendimento Digital e Rede de Cuidados Continuados (RCC).
Durante o ano de 2022 a área de Gestão em Saúde contou com uma equipe multiprofissional composta por enfermeiras, fisioterapeuta, psicóloga, nutricionista, fonoaudióloga, farmacêutica, médica pediatra, assistente social além de coordenação médica, estes profissionais trabalham em diversas frentes de atuação tendo como principal objetivo a satisfação de seus beneficiários.

A área de Gestão em Saúde da Unimed Ponta Grossa desenvolve diversos programas voltados à saúde e à medicina preventiva, com o objetivo de incentivar o cuidado, promover a longevidade e gerenciar pacientes crônicos, para que tenham melhor qualidade de vida. Em 2022 foram acompanhadas uma média de 741 vidas que receberam em torno de 6900 contatos telefônicos para gerenciamento de suas comorbidades e orientações de saúde.

Indicadores: n° de entradas dos programas gerenciados pela Federação.
Comparativo de entradas programadas e efetivada no PGC. (2022)
Comparativo de entradas programadas e efetivada no PGDC. (2022)
Observa-se através desses indicadores que ambos os programas PGC e PGDC mantiveram-se ou no ideal de número de vidas alcançadas ou muito próximo deste número conforme a linha de projeção desejada. Ressalta-se que nos meses em que o número não foi alcançado, foram realizadas reuniões e desenvolvido planos de ação para mudança deste número. Porém, no geral ambos se mantêm de forma adequada e com tendência positiva para o próximos anos. Com base neste público-alvo alcançamos a aprovação dos dois programas na ANS, além de sustentarem vários itens da RN 502.
O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), envolve ações de promoções de saúde, prevenção, tratamento de doenças e reabilitações voltadas para o paciente e seus familiares. O SAD promove ações interdisciplinares que disponibilizam um conjunto de atividades prestadas em domicílio pré-determinados de acordo com a complexidade clínica aos beneficiários elegíveis.

No ano de 2022 tivemos cerca de 100 beneficiários atendidos mensalmente.

Dentre os pacientes atendidos em domicílio, há os que possuem substituição da internação hospitalar pela internação domiciliar que contribui para diminuir riscos de infecção ao paciente assistido promovendo melhor qualidade de vida paciente/familiar. Além de diminuição do custo financeiro para operadora, em virtude de a internação hospitalar ter um custo superior ao domicílio. Observa-se que durante o ano de 2022 tivemos um custo evitado de R$ 5.052.317 com substituição de internação hospitalar por internação domiciliar.
Rede de Cuidados Continuados - RCC
Dentro das propostas de melhoria contínua e com foco em manter o paciente no centro do cuidado, em 2021, a cooperativa evoluiu nos termos dos cuidados paliativos. Em parceria com o Grupo ASAS Healthcare, em 2021, a Unimed Ponta Grossa deu o primeiro passo para implantação da Rede de Cuidados Continuados (RCC), com uma consultoria para os cuidados paliativos, visando a gestão da qualidade assistencial, a experiência do paciente e familiares e a economia de recursos.

Com a RCC, a Unimed Ponta Grossa visa construir, de forma integrada e contínua, a atenção à saúde dos beneficiários com doenças potencialmente incuráveis, minimizando o sofrimento de pacientes e familiares. O modelo associa cuidados paliativos, ambulatórios de luto e do cuidador, assistência domiciliar e hospital.
Após as etapas de diagnóstico, planejamento e construção do plano de ação, a RCC foi apresentada aos médicos cooperados e às equipes assistenciais. A partir disso, foram selecionados profissionais multidisciplinares, que realizaram o Curso avançado de Formação em Cuidados Paliativos durante os meses de fevereiro a agosto.

O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), envolve ações de promoções de saúde, prevenção, tratamento de doenças e reabilitações voltadas para o paciente e seus familiares. O SAD promove ações interdisciplinares que disponibilizam um conjunto de atividades prestadas em domicílio pré-determinados de acordo com a complexidade clínica aos beneficiários elegíveis.

No ano de 2022 tivemos cerca de 100 beneficiários atendidos mensalmente.

Dentre os pacientes atendidos em domicílio, há os que possuem substituição da internação hospitalar pela internação domiciliar que contribui para diminuir riscos de infecção ao paciente assistido promovendo melhor qualidade de vida paciente/familiar. Além de diminuição do custo financeiro para operadora, em virtude de a internação hospitalar ter um custo superior ao domicílio. Observa-se que durante o ano de 2022 tivemos um custo evitado de R$ 5.052.317 com substituição de internação hospitalar por internação domiciliar.
Em 2022 tivemos a participação de 120 gestantes e parceiros aproximadamente. Durante as palestras, as futuras mães e acompanhantes têm acesso a conhecimentos teóricos e práticos de assuntos envolvendo a gestação, parto e puerpério, atendimento ao recém-nascido e amamentação, que são passados por uma equipe multidisciplinar.
No ano de 2022 iniciou-se o Programa Saúde Corporativa em três empresas da carteira de clientes da Unimed Ponta Grossa. Com o intuito de oferecer ações no âmbito da promoção à saúde e prevenção a doenças reduzindo o índice de sinistralidade apresentado no mercado empresarial. Com a ação proposta de gerar melhor qualidade de vida aumentando o protagonismo do cliente no âmbito de seu estado de saúde reduzindo assim os desequilíbrios no estado de saúde-doença. Estas três empresas juntas representam cerca de 2900 vidas inseridas no programa.
O pronto atendimento digital consiste em uma plataforma de gerenciamento de pacientes que buscam atendimento no formato digital e monitoramento periódico de sintomas de dez linhas de cuidado (como por exemplo, sintomas gripais, dor de cabeça entre outros). Este serviço é realizado através de uma inteligência artificial que interage com os pacientes com mensagens através do WhatsApp, acusando no painel de acompanhamento (BackOffice) pacientes com necessidade de atendimento devido a novos sintomas, pioras de sintomas ou outras necessidades de atendimento. E, com esta mesma inteligência, em 2022 foi iniciado o monitoramento longitudinal de 12 meses de 100 beneficiários com diagnóstico de diabetes ou hipertensão arterial sistêmica.
O setor de Gestão em Saúde, conta com profissionais especializados para realizar o acompanhamento e gerenciamento dos atendimentos prestados. No ano de 2022 realizamos o acompanhamento em média de 200 crianças, sendo sua maioria diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista, tendo a maior prevalência do sexo masculino e a faixa etária entre 2 a 4 anos.
O Programa Vida Leve é um protocolo de acompanhamento que atende a beneficiários com indicação clínica para realização de cirurgia bariátrica. É um programa de gerenciamento de saúde, através do qual são realizadas avaliações no pré e pós-operatório, além de atividades orientativas em grupo nas formas de lives, rodas de conversa, palestras e disponibilização de vídeos de especialistas. As consultas de gerenciamento têm como finalidade acompanhar o tratamento do beneficiário, desde a entrada no programa onde ele será orientado sobre a condição atual de saúde, a importância da preparação adequada, os benefícios e riscos da cirurgia bariátrica e sobre as mudanças de hábitos necessárias para eficácia do tratamento. No pós-operatório o beneficiário é acompanhado pelo período de 18 meses.

No ano de 2022, iniciaram o acompanhamento através do programa Vida Leve 85 beneficiários, e foram realizadas 51 cirurgias, também durante o ano foi mantido o acompanhamento dos beneficiários que haviam realizado a cirurgia no ano de 2021 estando dessa forma dentro dos 18 meses de pós-operatório. No decorrer do ano foram acompanhados em média 147 beneficiários mês.
Relacionamento com o Cliente
No departamento de Atendimento ao Cliente, recentemente implementamos novos projetos com ferramentas online, como o uso do WhatsApp para liberação de guias e melhorias nas funcionalidades do aplicativo para clientes.

Apesar do fechamento de uma de nossas unidades de liberação em Ponta Grossa, não enfrentamos nenhum problema ou conflito com nossos beneficiários. Na verdade, houve uma satisfação com o ambiente adequado e a agilidade nas liberações, graças à unificação da equipe.

Observamos um aumento significativo na adesão ao nosso aplicativo de liberações, conforme os números apresentados.:
A satisfação dos clientes com a Unimed Ponta Grossa pode ser verificada através da nossa Pesquisa de Satisfação, realizada desde 2016. Em 2022, obtivemos um resultado de 94,49% de satisfação, com uma tendência crescente ao longo dos anos, como demonstrado pelos resultados desde 2016.
Satisfação Geral
Considerando os últimos 12 meses, como avalia a sua
satisfação geral com a Unimed Ponta Grossa?
Média e Top2Box
Por Perfil
Plano

PJ
4,5
95,78%
308
PF
4,4
90,11%
91

Gênero

Masculino
4,5
95,36%
194
Feminino
4,5
93,66%
205

Média
Top2Box
Faixa Etária
18 a 34
4,5
95,21%
167
35 a 49
4,3
91,04%
134
50+
4,6
97,96%
98
Resposta Única
Base: 399 beneficiários que souberam avaliar
A seguir, apresentamos projetos em andamento e já implantados com o objetivo de melhorar ainda mais a experiência do nosso cliente:

Projetos implantados:
. Unificação da área de liberação de guias e Laboratório no Espaço Saúde Castro e Telêmaco Borba;
. Unificação do Posto de liberação de guias de Ponta Grossa e Sede, tendo como principal objetivo oferecer aos nossos beneficiários um espaço confortável, amplo e ágil;
Projeto em andamento:
.Projeto totens de autoatendimento iniciou o estudo em 2022, será implantado o projeto piloto em 2023 tendo como objetivo oferecer aos beneficiários 069 e de intercâmbio mais uma opção de ferramenta para as liberações de guias, na primeira etapa do projeto será padronizado para ser um autorizador, na segunda etapa com leitura da solicitação do pedido médico e futuramente demais serviços como segunda via de boleto, relatório de coparticipação, segunda via do cartão entre outras. Esse projeto desenvolvido por nós, até o momento é pioneiro, pois terá a funcionalidade de um autorizador em tempo real para os serviços classificados como baixo risco.
Espaço Saúde Plena
O Espaço Saúde Plena é uma instituição de saúde completa que oferece uma ampla gama de serviços de saúde tanto para indivíduos como para famílias e comunidades. É dedicado a promover a saúde, prevenir doenças, proteger a população, diagnosticar problemas de saúde, tratar condições, reabilitar pacientes, minimizar danos, oferecer cuidados paliativos e monitorar a saúde. Esses serviços são prestados por meio de práticas de cuidados integrados e gerenciamento qualificado, com uma equipe multiprofissional altamente capacitada e direcionada a uma população específica em uma área determinada. Como porta de entrada para os serviços de saúde, o Espaço Saúde Plena tem como objetivo oferecer atendimento de alta qualidade, coordenando e gerenciando cuidados integralmente ao longo do tempo e cumprindo os critérios da Resolução Normativa 507 (atualizações das Resoluções Normativas 277 e 452).

. População Alvo do Projeto: Colaboradores da Unimed Ponta Grossa e seus dependentes.
. Estimativa de Beneficiários: Aproximadamente 2.200 pessoas estão sendo atendidas pelo projeto atualmente.
. Critérios de Elegibilidade: Para serem elegíveis para os serviços prestados pela unidade criada para o projeto, o indivíduo deve ser funcionário da Unimed Ponta Grossa ou dependente de um funcionário da Unimed Ponta Grossa.
. Cobrança de Coparticipação/Mensalidade: Como se trata de um benefício para os funcionários, não há cobrança de mensalidade para os descritos. A cobrança de coparticipação aplica-se somente aos atendimentos realizados fora do Espaço Saúde Plena, como consultas de segunda opinião e exames.
. Índice de Resolutividade – Volume de encaminhamentos após consulta no Espaço Saúde Plena
Índice Global de Resolutividade - ESP
Índice de Encaminhamentos Índice de Resolutividade
23,93 % 76,07%
Média Mensal de Consulta ESP Média Mensal de Encaminhamentos
293 70
A equipe do Espaço Saúde Plena é composta pelos seguintes profissionais:
Médico da Família
Enfermeiro
Técnico de enfermagem
Assistente administrativo
Auxiliar de serviços gerais
Médico pediatra
Psicólogo