Recursos Próprios
GRI 203-1, 416-2
Recursos próprios e posição da Unimed Ponta Grossa no mercado.
Hospital Geral Unimed
O Hospital Geral Unimed é um hospital verticalizado pela Unimed Ponta Grossa que iniciou as atividades em 2007 com objetivo de oferecer atendimento de alta qualidade aos pacientes em uma estrutura de hotelaria e atendimento diferenciado, por meio do Jeito de Cuidar Unimed.

O HGU possui mais de 200 unidades de atendimento, distribuídas em leitos, salas cirúrgicas, unidade de Hemodinâmica, Pronto Atendimento, leitos de observação e centro de imagem, que atendem, em todas as especialidades médicas, beneficiários do plano de saúde Unimed, convênios e pacientes particulares.

De acordo com levantamento interno da Unimed, o HGU representa 25% do total de leitos nos 16 municípios que compõem a área da ação da cooperativa e que contempla mais de 120 mil beneficiários do plano de saúde.

O sucesso do HGU só foi possível com investimentos dos cooperados, com a valorização do trabalho do médico e com a melhoria constante em processos de gestão e de qualidade para atender, cada vez melhor, os pacientes, a fim de consolidar o hospital como referência no Paraná.

Contar com um planejamento estratégico estruturado com indicadores de resultado e de processos, e com os ciclos de melhoria, contribuiu para o reconhecimento da instituição junto à Unimed do Brasil, ao Programa Segurança em Alta (Unimed Paraná) e para a certificação de excelência junto à Organização Nacional de Acreditação (ONA).
Serviços prestados pelo HGU
O complexo hospitalar da Unimed possui 8.900m2 e tem a estrutura composta pelos seguintes serviços:

. Serviço de Remoção (ambulância UTI)
. Unidade de Hemodinâmica
. Laboratório
. Maternidade
. UTI Adulto e Neopediátrica
. Unidade de Longa Permanência
. Unidade de Pronto Atendimento (Unimed 24h) com plantões presenciais nas especialidades de clínica médica, pediatria, e ginecologia e obstetrícia; e plantão de sobreaviso nas especialidades de ortopedia e cirurgia geral
. Serviço de emergências cardiológicas (UCardio)
. Serviço de oncologia
. Internações: atendimento e sobreaviso em todas as especialidades médicas.
. Centro de Diagnóstico por imagem (CDU): ressonância; tomografia; ultrassonografia; densitometria; radiologia; mamografia, cardiotocografia; ecografia; eletrocardiograma; biópsia dirigida; doppler colorido; ecodoppler.
. Equipe Multidisciplinar: médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, farmacêuticos clínicos, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas.
Como Atua o Hospital Geral Unimed
O HGU tem, na estrutura de gestão, três diretorias (Técnico-médico, Clínica e Administrativa) e três gerências (Clínica, Assistencial e Administrativo-Financeiro). As atuações estão distribuídas em times, comitês, programas e protocolos que conduzem a jornada do paciente nas diversas áreas que compõem a cadeia de valor (processos de gestão, processos do negócio e processos de apoio).
O hospital também trabalha com:

13 times: Terapia Infusional; Sepse; Suprimentos; Glosa; Gestão de Leitos; Tromboembolismo Venoso (TEV); Identificação do Paciente; Comunicação; Terapia Medicamentosa; Cirurgia Segura; Queda; Lesão de Pele; e Desospitalização).

17 comitês: Prontuários; Óbitos; Controle de Infecção Hospitalar; Farmácia e Terapêutica; Transfusional; Obras; Processamento de Produtos para Saúde; Ética Médica; Prevenção de Acidentes; Terapia Nutricional; Terapia Antineoplásica; Segurança do Paciente; Crise; Perfurocortantes; Ética de Enfermagem; Radioproteção; Cuidados Paliativos.

9 protocolos: Tromboembolismo Venoso (TEV); Dor Torácica; Sepse; Cirurgia Segura; Time de Resposta Rápida (TRR); Atendimento ao Politrauma; Acidente Vascular Encefálico (AVE); Infarto agudo do Miocárdio (IAM); e Parto Adequado. Garantem a segurança e melhoria contínua no atendimento ao paciente.
Unidades Operacionais
Bloco Cirúrgico Tipo 2022 Total
Salas cirúrgicas Salas 7
Pré pai CC 04 – Repai CC 08 Leito 12
Hemodinâmica sala cirúrgica Mesa 1
24
Hemodinâmica pré e repai Leito 3
PHU Leito 1
Leitos de Internação Tipo 2022 Total
Enfermaria + Apartamentos Leito 92
Uti Adulto + Uti Neopedi Leito 20
134
Unidade Térrea Leito 17
Berçário e Neonatologia Incubadora 5
Unimed 24 Horas - Pronto Atendimento Tipo 2022 Total
Emergência Leito 4
Observação adulto Leito 10
Observação infantil Leito 5
32
Sala de procedimentos Leito 3
Sala de medicação Poltrona 4
Consultórios Leito 6
Outras Unidades Tipo 2022 Total
Ambulatorial Cirúrgico (poltronas) Poltronas 12
CDU - Repai Leito 3
15
Unicon Poltrona 0
Unicon Leito 0


Total Geral 205
O Hospital Geral Unimed é, atualmente, o segundo hospital de toda a rede credenciada do Sistema Unimed no Paraná que mais atende beneficiários de outras Unimeds do país, no chamado intercâmbio nacional. Já em relação às Unimeds paranaenses, o HGU figura no ranking dos 10 hospitais do estado que mais prestam atendimento aos beneficiários Unimed. Ao considerar os serviços próprios do Sistema Unimed no Paraná, o HGU é o que conta com maior representatividade.
HGU em Números
Em 2022:
- 98.327 pacientes atendidos no Unimed 24h (Pronto Atendimento)
- 67.229 pacientes atendidos em exames no Centro de Diagnóstico Unimed (CDU)
- 10.354 pacientes internados
- 9.968 cirurgias realizadas.
Em média, o hospital foi responsável por atender 14.660 pacientes por mês.
Além de mais de 80 mil clientes da Unimed Ponta Grossa, o HGU também realiza atendimentos a cerca de 30 mil vidas, clientes de outras Unimeds do país, que residem, ou estão em trânsito, na região e que utilizam os serviços próprios e a rede credenciada da Unimed.
Aproximadamente 55% dos internamentos do HGU são de pacientes da Unimed Ponta Grossa, 35% são de intercâmbio e 10% são particulares.
Melhorias Significativas
No decorrer de 2022, a Gestão Clínica desenvolveu diversos projetos, com destaque para ações como a revisão da cesta de indicadores do projeto bonificação; o alinhamento com o DRG para parametrizar os dados da cesta de indicadores; o acompanhamento e a validação mensal dos indicadores; bem como ações de melhorias.

Outra ação de melhoria de interface entre a Gestão Clínica e o Corpo Clínico foi a implantação de um painel de gestão à vista, alocado nos confortos médicos. Neste painel, são expostas informações relevantes aos médicos, junto de uma análise mensal do Net Promoter Score (NPS), destacando o desempenho das clínicas em cada período, além de ser repassado, mensalmente, aos coordenadores para realização de tratativas referentes à satisfação e experiência dos pacientes do hospital.

A partir de outubro de 2022, o P.A Digital passou a ser coordenado pela gerência da Gestão Clínica. Implantou-se uma cabine para o atendimento digital, anexa ao Pronto Atendimento presencial, desenvolvendo dados para gerar indicadores em conjunto com a área de Tecnologia da Informação, alinhado com o setor de Faturamento para pagamentos aos médicos e acompanhamento diário dos atendimentos.

Instituição de reuniões mensais com os coordenadores do Pronto Atendimento para alinhamento e apresentação de dados levantados, visando discutir e gerar ações de melhorias em conjunto com a coordenação médica e enfermagem.

Realização de reuniões de interface com gerência administrativa e assistencial, promovendo melhorias na comunicação entre as áreas, qualidade dos serviços prestados e segurança do paciente.

Outra ação que a Gestão Clínica desenvolve é participar de times e comitês do hospital, contribuindo em diversos aspectos abordados nos encontros, gerando transparência e presença na solução de adversidades que envolvam a Gestão Clínica, além de possibilitar um espaço de exposição de novas ideias de melhoria nos processos.
Laboratório Unimed
A Unimed Ponta Grossa iniciou o processo de verticalização dos serviços de análises clínicas em janeiro de 2017 com o objetivo de oferecer atendimento de qualidade aos beneficiários por meio de uma equipe profissional qualificada e estrutura de tecnologia de ponta.

Atualmente, o Laboratório possui 9 unidades de atendimento, distribuídas nas cidades de Ponta Grossa, Castro, Carambeí e Telêmaco Borba, que atendem pacientes particulares, convênios e beneficiários Unimed nas especialidades de análises clínicas, toxicologia, genética e patologia.

Apesar da permanência de alguns laboratórios credenciados à Unimed Ponta Grossa, o Laboratório Unimed realiza, de acordo com levantamento interno, aproximadamente, 77,5% dos exames relacionados às análises clínicas de toda rede credenciada. Este número representa a fidelidade dos clientes perante um atendimento padronizado e com altos níveis de qualidade e segurança, que são resultados dos investimentos da cooperativa em qualificação de recursos humanos, estrutura e processos.

Em 2022, o Laboratório Unimed Ponta Grossa recebeu solicitação de benchmarking de diversas outras Unimeds do Paraná, demonstrando a consolidação do recurso próprio como referência entre o Sistema Unimed do estado.

Em relação ao período pandêmico de 2022, foram mantidos os protocolos e procedimentos instituídos desde o início da pandemia, em 2020, prestando atendimento aos beneficiários oferecendo exames para auxílio diagnóstico, tanto em nível hospitalar quanto ambulatorial. Em 2022, foram realizados 20.823 exames relacionados à COVID 19, sendo destes 9.263 PCR, com um percentual de positividade de 42%, e 11.560 pesquisa de antígeno, com 30% de positividade.

Seguindo o Planejamento Estratégico da cooperativa para o exercício 2022, foram trabalhados indicadores estruturados de resultados e de processos, por meio de análises mensais e estabelecimento de plano de ação para cada indicador, voltados às melhorias.
Serviços Prestados pelo Laboratório Unimed
O Laboratório Unimed tem a estrutura composta pelos seguintes serviços:

. Unidade Matriz 24h: atendimento ambulatorial e hospitalar, (cadastro, coleta e triagem de amostras biológicas)
. Setor Hematologia
. Setor Imunobioquímica
. Setor Urinálise/Parasitologia
. Setor Microbiologia
. Setor Administrativo
. Serviços terceirizados Laboratórios de Apoio
. Unidade Uvaranas
. Unidade Santa Paula
. Unidade Oficinas
. Unidade Jardim Carvalho
. Unidade Nova Rússia
. Unidade Castro
. Unidade Carambeí
. Unidade Telêmaco Borba
. Agência Transfusional
. Equipe Multidisciplinar: assistentes de atendimento; assistentes de laboratório; auxiliares de coleta; técnicos de laboratório; analistas clínicos (bioquímicos e biomédicos); assistentes administrativos; assistente de faturamento; supervisões de unidades de coleta e agência transfusional; analista clínica da qualidade; coordenações operacional e administrativa.
Como Atua o Laboratório Unimed
A atuação do Laboratório Unimed permeia por toda cadeia de valor instituída, conforme figura:
Além de toda gestão já mencionada, o laboratório também trabalha com 2 lideranças técnicas, voltadas para as fases pré-analítica, analítica e pós-analítica do trabalho desenvolvido.

Atua em 6 comitês (Controle de Infecção Hospitalar; Comitê Transfusional; Comitê de Prevenção de Acidentes; Comitê de Segurança do Paciente; Comitê de Crise; e Comitê de Perfurocortantes) e em 6 protocolos instituídos pelo HGU que garantem a segurança e melhoria contínua no atendimento ao paciente (Tromboembolismo Venoso; Dor Torácica; Sepse; Atendimento ao Politrauma; Acidente Vascular Encefálico; e Infarto Agudo do Miocárdio).
Unidades Operacionais Localização Início das atividades
HGU Rua Carlos Osternack, 144 janeiro de 2017
Unidade Matriz Rua Carlos Osternack, 173 setembro de 2017
Unidade Uvaranas Rua General Carlos Cavalcanti, 3369 julho de 2018
Unidade Santa Paula Rua Nicolau Kluppel Neto, 1564 janeiro de 2019
Unidade Jardim Carvalho Avenida Monteiro Lobato, 1153 abril de 2019
Unidade Oficinas Avenida Visconde de Mauá, 2323 abril de 2019
Unidade Castro Rua Cipriano Marques de Souza, 316 Julho de 2019
Unidade Carambeí Rua da Campina, 165 Julho de 2019
Unidade Nova Rússia Avenida Dom Pedro II, 1096 janeiro de 2020
Unidade Telêmaco Borba Avenida Samuel Klabin, 418 Janeiro de 2023
O Laboratório Unimed é, atualmente, o laboratório de toda a rede credenciada de Ponta Grossa e região que mais atende beneficiários Unimed, tanto da Unimed Ponta Grossa quanto de outras Unimeds. Durante 2022, absorveu, em média, 77% dos exames laboratoriais de toda rede credenciada.
Laboratório em Números
Em 2022, o Laboratório Unimed realizou 118.096 atendimentos, entre ambulatoriais e hospitalares, e 921.505 exames laboratoriais.
Dos 921.505 exames realizados, 790.865 (86%) foram exames ambulatoriais e 130.640 (14%)exames hospitalares.
Ainda em relação ao total de exames realizados em 2022, a procedência deles foi:
Unidade Matriz (Estrela) 269.739 29%
HGU 130.640 14%
Posto de coleta - Jardim Carvalho 128.606 14%
Posto de coleta - Castro 97.058 11%
Posto de coleta - Uvaranas 70.918 8%
Posto de coleta - Nova Rússia 68.541 7%
Posto de coleta - Oficinas 67.949 7%
Posto de coleta - Carambeí 47.870 5%
Posto de coleta - Santa Paula 40.184 4% 40.184 4%

Em relação aos 130.640 exames provenientes apenas do HGU, a procedência deles foi:
Unidades de internamento 80.748 62%
Unimed 24h 49.892 38%
Em relação ao perfil de clientes atendidos pelo Laboratório Unimed, em 2022:
57% beneficiários Unimed Ponta Grossa (069)
36% beneficiários outras Unimeds (intercâmbio)
7% pacientes particulares