Recursos próprios e posição da Unimed Ponta Grossa no mercado.
O Hospital Geral Unimed é um hospital verticalizado pela Unimed Ponta Grossa que iniciou as atividades em 2007 com objetivo de oferecer atendimento de alta qualidade aos pacientes em uma estrutura de hotelaria e atendimento diferenciado, por meio do Jeito de Cuidar Unimed.
O HGU possui mais de 200 unidades de atendimento, distribuídas em leitos, salas cirúrgicas, unidade de Hemodinâmica, Pronto Atendimento, leitos de observação e centro de imagem, que atendem, em todas as especialidades médicas, beneficiários do plano de saúde Unimed, convênios e pacientes particulares.
De acordo com levantamento interno da Unimed, o HGU representa 25% do total de leitos nos 16 municípios que compõem a área da ação da cooperativa e que contempla mais de 120 mil beneficiários do plano de saúde.
O sucesso do HGU só foi possível com investimentos dos cooperados, com a valorização do trabalho do médico e com a melhoria constante em processos de gestão e de qualidade para atender, cada vez melhor, os pacientes, a fim de consolidar o hospital como referência no Paraná.
Contar com um planejamento estratégico estruturado com indicadores de resultado e de processos, e com os ciclos de melhoria, contribuiu para o reconhecimento da instituição junto à Unimed do Brasil, ao Programa Segurança em Alta (Unimed Paraná) e para a certificação de excelência junto à Organização Nacional de Acreditação (ONA).
Serviços prestados pelo HGU
O complexo hospitalar da Unimed possui 8.900m2 e tem a estrutura composta pelos seguintes serviços:
. Serviço de Remoção (ambulância UTI)
. Unidade de Hemodinâmica
. Laboratório
. Maternidade
. UTI Adulto e Neopediátrica
. Unidade de Longa Permanência
. Unidade de Pronto Atendimento (Unimed 24h) com plantões presenciais nas especialidades de clínica médica, pediatria, e ginecologia e obstetrícia; e plantão de sobreaviso nas especialidades de ortopedia e cirurgia geral
. Serviço de emergências cardiológicas (UCardio)
. Serviço de oncologia
. Internações: atendimento e sobreaviso em todas as especialidades médicas.
. Centro de Diagnóstico por imagem (CDU): ressonância; tomografia; ultrassonografia; densitometria; radiologia; mamografia, cardiotocografia; ecografia; eletrocardiograma; biópsia dirigida; doppler colorido; ecodoppler.
. Equipe Multidisciplinar: médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, farmacêuticos clínicos, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas.
Como Atua o Hospital Geral Unimed
O HGU tem, na estrutura de gestão, três diretorias (Técnico-médico, Clínica e Administrativa) e três gerências (Clínica, Assistencial e Administrativo-Financeiro). As atuações estão distribuídas em times, comitês, programas e protocolos que conduzem a jornada do paciente nas diversas áreas que compõem a cadeia de valor (processos de gestão, processos do negócio e processos de apoio).
O hospital também trabalha com:
13 times: Terapia Infusional; Sepse; Suprimentos; Glosa; Gestão de Leitos; Tromboembolismo Venoso (TEV); Identificação do Paciente; Comunicação; Terapia Medicamentosa; Cirurgia Segura; Queda; Lesão de Pele; e Desospitalização).
17 comitês: Prontuários; Óbitos; Controle de Infecção Hospitalar; Farmácia e Terapêutica; Transfusional; Obras; Processamento de Produtos para Saúde; Ética Médica; Prevenção de Acidentes; Terapia Nutricional; Terapia Antineoplásica; Segurança do Paciente; Crise; Perfurocortantes; Ética de Enfermagem; Radioproteção; Cuidados Paliativos.
9 protocolos: Tromboembolismo Venoso (TEV); Dor Torácica; Sepse; Cirurgia Segura; Time de Resposta Rápida (TRR); Atendimento ao Politrauma; Acidente Vascular Encefálico (AVE); Infarto agudo do Miocárdio (IAM); e Parto Adequado. Garantem a segurança e melhoria contínua no atendimento ao paciente.
Bloco Cirúrgico |
Tipo |
2022 |
Total |
Salas cirúrgicas |
Salas |
7 |
|
Pré pai CC 04 – Repai CC 08 |
Leito |
12 |
|
Hemodinâmica sala cirúrgica |
Mesa |
1 |
24 |
Hemodinâmica pré e repai |
Leito |
3 |
|
PHU |
Leito |
1 |
|
Leitos de Internação |
Tipo |
2022 |
Total |
Enfermaria + Apartamentos |
Leito |
92 |
|
Uti Adulto + Uti Neopedi |
Leito |
20 |
134 |
Unidade Térrea |
Leito |
17 |
|
Berçário e Neonatologia |
Incubadora |
5 |
|
Unimed 24 Horas - Pronto Atendimento |
Tipo |
2022 |
Total |
Emergência |
Leito |
4 |
|
Observação adulto |
Leito |
10 |
|
Observação infantil |
Leito |
5 |
32 |
Sala de procedimentos |
Leito |
3 |
|
Sala de medicação |
Poltrona |
4 |
|
Consultórios |
Leito |
6 |
|
Outras Unidades |
Tipo |
2022 |
Total |
Ambulatorial Cirúrgico (poltronas) |
Poltronas |
12 |
|
CDU - Repai |
Leito |
3 |
15 |
Unicon |
Poltrona |
0 |
|
Unicon |
Leito |
0 |
|
O Hospital Geral Unimed é, atualmente, o segundo hospital de toda a rede credenciada do Sistema Unimed no Paraná que mais atende beneficiários de outras Unimeds do país, no chamado intercâmbio nacional. Já em relação às Unimeds paranaenses, o HGU figura no ranking dos 10 hospitais do estado que mais prestam atendimento aos beneficiários Unimed. Ao considerar os serviços próprios do Sistema Unimed no Paraná, o HGU é o que conta com maior representatividade.
Em 2022:
- 98.327 pacientes atendidos no Unimed 24h (Pronto Atendimento)
- 67.229 pacientes atendidos em exames no Centro de Diagnóstico Unimed (CDU)
- 10.354 pacientes internados
- 9.968 cirurgias realizadas.
Em média, o hospital foi responsável por atender 14.660 pacientes por mês.
Além de mais de 80 mil clientes da Unimed Ponta Grossa, o HGU também realiza atendimentos a cerca de 30 mil vidas, clientes de outras Unimeds do país, que residem, ou estão em trânsito, na região e que utilizam os serviços próprios e a rede credenciada da Unimed.
Aproximadamente 55% dos internamentos do HGU são de pacientes da Unimed Ponta Grossa, 35% são de intercâmbio e 10% são particulares.
No decorrer de 2022, a Gestão Clínica desenvolveu diversos projetos, com destaque para ações como a revisão da cesta de indicadores do projeto bonificação; o alinhamento com o DRG para parametrizar os dados da cesta de indicadores; o acompanhamento e a validação mensal dos indicadores; bem como ações de melhorias.
Outra ação de melhoria de interface entre a Gestão Clínica e o Corpo Clínico foi a implantação de um painel de gestão à vista, alocado nos confortos médicos. Neste painel, são expostas informações relevantes aos médicos, junto de uma análise mensal do Net Promoter Score (NPS), destacando o desempenho das clínicas em cada período, além de ser repassado, mensalmente, aos coordenadores para realização de tratativas referentes à satisfação e experiência dos pacientes do hospital.
A partir de outubro de 2022, o P.A Digital passou a ser coordenado pela gerência da Gestão Clínica. Implantou-se uma cabine para o atendimento digital, anexa ao Pronto Atendimento presencial, desenvolvendo dados para gerar indicadores em conjunto com a área de Tecnologia da Informação, alinhado com o setor de Faturamento para pagamentos aos médicos e acompanhamento diário dos atendimentos.
Instituição de reuniões mensais com os coordenadores do Pronto Atendimento para alinhamento e apresentação de dados levantados, visando discutir e gerar ações de melhorias em conjunto com a coordenação médica e enfermagem.
Realização de reuniões de interface com gerência administrativa e assistencial, promovendo melhorias na comunicação entre as áreas, qualidade dos serviços prestados e segurança do paciente.
Outra ação que a Gestão Clínica desenvolve é participar de times e comitês do hospital, contribuindo em diversos aspectos abordados nos encontros, gerando transparência e presença na solução de adversidades que envolvam a Gestão Clínica, além de possibilitar um espaço de exposição de novas ideias de melhoria nos processos.
A Unimed Ponta Grossa iniciou o processo de verticalização dos serviços de análises clínicas em janeiro de 2017 com o objetivo de oferecer atendimento de qualidade aos beneficiários por meio de uma equipe profissional qualificada e estrutura de tecnologia de ponta.
Atualmente, o Laboratório possui 9 unidades de atendimento, distribuídas nas cidades de Ponta Grossa, Castro, Carambeí e Telêmaco Borba, que atendem pacientes particulares, convênios e beneficiários Unimed nas especialidades de análises clínicas, toxicologia, genética e patologia.
Apesar da permanência de alguns laboratórios credenciados à Unimed Ponta Grossa, o Laboratório Unimed realiza, de acordo com levantamento interno, aproximadamente, 77,5% dos exames relacionados às análises clínicas de toda rede credenciada. Este número representa a fidelidade dos clientes perante um atendimento padronizado e com altos níveis de qualidade e segurança, que são resultados dos investimentos da cooperativa em qualificação de recursos humanos, estrutura e processos.
Em 2022, o Laboratório Unimed Ponta Grossa recebeu solicitação de benchmarking de diversas outras Unimeds do Paraná, demonstrando a consolidação do recurso próprio como referência entre o Sistema Unimed do estado.
Em relação ao período pandêmico de 2022, foram mantidos os protocolos e procedimentos instituídos desde o início da pandemia, em 2020, prestando atendimento aos beneficiários oferecendo exames para auxílio diagnóstico, tanto em nível hospitalar quanto ambulatorial. Em 2022, foram realizados 20.823 exames relacionados à COVID 19, sendo destes 9.263 PCR, com um percentual de positividade de 42%, e 11.560 pesquisa de antígeno, com 30% de positividade.
Seguindo o Planejamento Estratégico da cooperativa para o exercício 2022, foram trabalhados indicadores estruturados de resultados e de processos, por meio de análises mensais e estabelecimento de plano de ação para cada indicador, voltados às melhorias.
Serviços Prestados pelo Laboratório Unimed
O Laboratório Unimed tem a estrutura composta pelos seguintes serviços:
. Unidade Matriz 24h: atendimento ambulatorial e hospitalar, (cadastro, coleta e triagem de amostras biológicas)
. Setor Hematologia
. Setor Imunobioquímica
. Setor Urinálise/Parasitologia
. Setor Microbiologia
. Setor Administrativo
. Serviços terceirizados Laboratórios de Apoio
. Unidade Uvaranas
. Unidade Santa Paula
. Unidade Oficinas
. Unidade Jardim Carvalho
. Unidade Nova Rússia
. Unidade Castro
. Unidade Carambeí
. Unidade Telêmaco Borba
. Agência Transfusional
. Equipe Multidisciplinar: assistentes de atendimento; assistentes de laboratório; auxiliares de coleta; técnicos de laboratório; analistas clínicos (bioquímicos e biomédicos); assistentes administrativos; assistente de faturamento; supervisões de unidades de coleta e agência transfusional; analista clínica da qualidade; coordenações operacional e administrativa.
Como Atua o Laboratório Unimed
A atuação do Laboratório Unimed permeia por toda cadeia de valor instituída, conforme figura:
Além de toda gestão já mencionada, o laboratório também trabalha com 2 lideranças técnicas, voltadas para as fases pré-analítica, analítica e pós-analítica do trabalho desenvolvido.
Atua em 6 comitês (Controle de Infecção Hospitalar; Comitê Transfusional; Comitê de Prevenção de Acidentes; Comitê de Segurança do Paciente; Comitê de Crise; e Comitê de Perfurocortantes) e em 6 protocolos instituídos pelo HGU que garantem a segurança e melhoria contínua no atendimento ao paciente (Tromboembolismo Venoso; Dor Torácica; Sepse; Atendimento ao Politrauma; Acidente Vascular Encefálico; e Infarto Agudo do Miocárdio).
Unidades Operacionais |
Localização |
Início das atividades |
HGU |
Rua Carlos Osternack, 144 |
janeiro de 2017 |
Unidade Matriz |
Rua Carlos Osternack, 173 |
setembro de 2017 |
Unidade Uvaranas |
Rua General Carlos Cavalcanti, 3369 |
julho de 2018 |
Unidade Santa Paula |
Rua Nicolau Kluppel Neto, 1564 |
janeiro de 2019 |
Unidade Jardim Carvalho |
Avenida Monteiro Lobato, 1153 |
abril de 2019 |
Unidade Oficinas |
Avenida Visconde de Mauá, 2323 |
abril de 2019 |
Unidade Castro |
Rua Cipriano Marques de Souza, 316 |
Julho de 2019 |
Unidade Carambeí |
Rua da Campina, 165 |
Julho de 2019 |
Unidade Nova Rússia |
Avenida Dom Pedro II, 1096 |
janeiro de 2020 |
Unidade Telêmaco Borba |
Avenida Samuel Klabin, 418 |
Janeiro de 2023 |
O Laboratório Unimed é, atualmente, o laboratório de toda a rede credenciada de Ponta Grossa e região que mais atende beneficiários Unimed, tanto da Unimed Ponta Grossa quanto de outras Unimeds. Durante 2022, absorveu, em média, 77% dos exames laboratoriais de toda rede credenciada.
Em 2022, o Laboratório Unimed realizou 118.096 atendimentos, entre ambulatoriais e hospitalares, e 921.505 exames laboratoriais.
Dos 921.505 exames realizados, 790.865 (86%) foram exames ambulatoriais e 130.640 (14%)exames hospitalares.
Ainda em relação ao total de exames realizados em 2022, a procedência deles foi:
Unidade Matriz (Estrela) |
269.739 |
29% |
HGU |
130.640 |
14% |
Posto de coleta - Jardim Carvalho |
128.606 |
14% |
Posto de coleta - Castro |
97.058 |
11% |
Posto de coleta - Uvaranas |
70.918 |
8% |
Posto de coleta - Nova Rússia |
68.541 |
7% |
Posto de coleta - Oficinas |
67.949 |
7% |
Posto de coleta - Carambeí |
47.870 |
5% |
Posto de coleta - Santa Paula 40.184 4% |
40.184 |
4% |
Em relação aos 130.640 exames provenientes apenas do HGU, a procedência deles foi:
Unidades de internamento |
80.748 |
62% |
Unimed 24h |
49.892 |
38% |
Em relação ao perfil de clientes atendidos pelo Laboratório Unimed, em 2022:
57% beneficiários Unimed Ponta Grossa (069) |
36% beneficiários outras Unimeds (intercâmbio) |
7% pacientes particulares |