GRI 102-8, 102-41, 202-1, 403-1, 403-2, 404-1, 405-1
A Unimed Ponta Grossa encerrou 2022 com 901 colaboradores por contrato de trabalho, sendo 286 alocados na operadora e 615 nos recursos próprios. De todos os colaboradores da cooperativa, 760 são mulheres, representando a maioria absoluta do quadro de empregados.
Operadora |
|
Ponta Grossa |
279 |
Arapoti |
1 |
Jaguariaíva |
1 |
Castro |
3 |
Telêmaco Borba |
2 |
Recursos Próprios |
|
Ponta Grossa |
609 |
Castro |
3 |
Carambeí |
1 |
Telêmaco Borba |
2 |
A cooperativa fechou 2022 com um total de 22 aprendizes, sendo 14 nos recursos próprios e oito na operadora. Esses colaboradores são remunerados com base no salário mínimo nacional. Os demais são remunerados conforme tabela salarial vigente, de acordo com normas internas da Unimed Ponta Grossa.
Não há distinção de gêneros nos salários pagos aos colaboradores da cooperativa.
Em 2022, a Unimed Ponta Grossa estabeleceu um acordo coletivo com o Sindicato das Cooperativas Médicas do Paraná (SECOOMED), o qual resultou em um reajuste salarial para todos os colaboradores. O acordo coletivo abrange todas as categorias profissionais de empregados da cooperativa e, como resultado, 100% dos empregados estão agora cobertos pelo acordo.
Neste ano, dois indicadores estratégicos da área de Gestão de Pessoas foram monitorados: turnover, que mede a rotatividade de pessoal na cooperativa; e absenteísmo, que mede as horas de ausência/não trabalhadas do empregado.
Fatores e ações que contribuíram com esses indicadores:
Turnover:
- O número de colaboradores na cooperativa aumentou em aproximadamente 10%, devido ao crescimento do quadro.
- A tabela salarial da área de Tecnologia da Informação foi revisada para reter os colaboradores atuais, aumentar a competitividade no mercado e atrair novos candidatos.
- O processo de entrevista de desligamento foi revisto para permitir um diagnóstico mais preciso da causa raiz dos pedidos de demissão.
- O indicador foi desdobrado com as lideranças que tiveram maior impacto.
- Ações e programas de reconhecimento e valorização foram implementados para reter mais colaboradores.
- O formulário de avaliação de experiência foi revisado para incluir também processos de ambientação e adaptação.
- Admissões por contrato por prazo determinado foram realizadas para projetos e substituições de afastamento.
- O Programa Anna Nery, voltado à Enfermagem, foi implantado para capacitação eficaz e reposição tempestiva em casos de desligamento.
Absenteísmo:
- Os prêmios de produtividade e assiduidade foram divulgados internamente para reduzir o absenteísmo.
- O absenteísmo foi medido pelo custo.
- Os afastamentos relacionados à Covid-19 foram monitorados.
- O home-office foi oferecido aos colaboradores que estavam em isolamento por Covid-19 e que tinham condições clínicas para realizar as atividades.
- O indicador foi desdobrado com as lideranças que tiveram maior impacto.
Principais Projetos e Melhorias:
. GP na Área nos recursos próprios com estrutura adequada para atendimento (bancada personalizada).
. Implantação do Cartão Presente Aniversário Creditas (900 colaboradores).
. Fortalecimento do benefício Gympass para saúde e qualidade de vida dos colaboradores.
. Expansão do auxílio-creche aos colaboradores homens (20 colaboradores).
. Expansão Ponto Mobile (marcação digital do ponto) para postos de trabalho sem relógio ponto para mais de 200 colaboradores.
. Entrega das Cestas Natalinas para mais de 900 colaboradores.
. Entrega do cartão bônus de Natal, no valor de R$ 124,00, para mais de 900 colaboradores.
. Participação na Campanha do Dia D – Inclusão, realizada pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa.
Principais impactos dos indicadores nos públicos e na cooperativa:
. Fortalecimento da marca empregadora em virtude das ações de atração de candidatos.
Implantação do papel de Consultoria Interna de GP
Com foco nos Recursos Próprios, foi implantado na cooperativa o papel de Consultor Interno de Gestão de Pessoas, um profissional com conhecimento generalista de Recursos Humanos, que atua com proximidade ao business da empresa (líderes das áreas de negócios), com atenção focada em gerar resultados por meio de relacionamento e atendimento personalizado em soluções de Gestão de Pessoas.
A consultoria interna presta apoio nas análises e decisões de movimentações de pessoal (contratação, aumento de quadro, movimentações, dimensionamento e desligamentos) e também atua na análise e gestão de indicadores de pessoas de forma departamental.
Como forma de buscar o alinhamento técnico e comportamental dos colaboradores contratados, e contribuir com o desenvolvimento de todos, a Unimed Ponta Grossa realiza, anualmente, a avaliação de desempenho das equipes, pautada nas competências organizacionais definidas institucionalmente. Como objetivos centrais dessa avaliação, estão:
- Desenvolvimento: Identificar lacunas na entrega das competências avaliadas e direcionar o desenvolvimento dos colaboradores para sanar desvios.
- Alinhamento: Comunicar aos colaboradores as expectativas da empresa em relação às entregas e desempenho de cada um.
- Cultura de feedback: Desenvolver uma cultura de feedback voltada para o aprimoramento profissional e parceria entre líderes e liderados.
- Protagonismo: Estimular os colaboradores sobre a autoconsciência e autorresponsabilidade por seu desenvolvimento profissional e desenho de carreira.
- Decisões: Subsidiar as tomadas de decisões na jornada do colaborador (treinamentos, sucessão, carreira, reconhecimento).
Dessa forma, a avaliação de desempenho por competências busca avaliar a aderência dos colaboradores às competências comportamentais (organizacionais e gestão) e a competência técnica.
Em 2022, os colaboradores de todas as unidades de negócio da Unimed Ponta Grossa participaram do processo de Gestão de Desempenho por competências. Dessa forma, mais de 750 profissionais tiveram a oportunidade de se autoavaliarem e de receberem a avaliação de seus respectivos gestores como forma de buscar o melhor alinhamento institucional. A avaliação de desempenho foi oportunizada para todos os colaboradores CLT, estagiários e aprendizes com mais de 90 dias de vínculo trabalhista.
Abaixo, o gráfico que representa e percentual de aderência do Processo de Gestão de Desempenho da Unimed Ponta Grossa:
Operadora e Espaço Saúde Plena
Treinamentos e Capacitações
Para favorecer e contribuir com o desenvolvimento dos colaboradores no ambiente organizacional, A Unimed Ponta Grossa realiza diversos treinamentos técnicos e comportamentais para as equipes, viabilizando o conhecimento com capacitações contínuas e favorecendo o processo de educação corporativa.
Para promover e aumentar o aprendizado dos colaboradores, a cooperativa oportunizou mais de 1.200 horas de treinamento, ultrapassando a meta interna estabelecida, conforme gráfico demonstrativo:
Em nível de investimento, além do recurso interno disponibilizado para os treinamentos, qual ultrapassou os R$ 100.000,00, a Unimed Ponta Grossa também contou com o recurso disponibilizado pelo SESCOOP que, em 2022, foi de R$ 256.000,00.
Além dos treinamentos realizados para os colaboradores, a Unimed Ponta Grossa também possui um Programa de Desenvolvimento de Lideranças, que busca proporcionar conhecimentos e habilidades no desenvolvimento da gestão, abordando o estabelecimento de valores e princípios e a atuação da liderança em relação à cultura organizacional.
O Programa é destinado a todos os colaboradores em cargos de gestão, ou futuros líderes. Em 2022, aconteceu entre os meses de abril e novembro, com a realização de treinamentos técnicos, comportamentais e vivenciais, que contribuíram e impulsionaram a atuação dos gestores enquanto líderes de pessoas.
Programas de reconhecimento e valorização
Preocupada em possibilitar a melhor trajetória para o colaborador, a cooperativa lançou, em 2022, programas que visam favorecer o senso de pertencimento por meio de ações de aproximação, reconhecimento e valorização.
Com esse propósito, o Programa Café com a Diretoria retornou, objetivando aproximar os colaboradores da diretoria executiva, alinhando a cultura e propondo soluções para os problemas da cooperativa.
Com quatro edições realizadas, mais de 40 colaboradores puderam participar de um delicioso café da manhã com os 4 diretores da Unimed Ponta Grossa, dialogando e pensando juntos em pontos de melhoria.
Outro lançamento foi o Programa Ser +, uma iniciativa composta de vários pilares que, juntos, visam melhorar o senso de pertencimento, reconhecimento, bem-estar e alinhamento cultural dos colaboradores da Unimed Ponta Grossa. O Programa auxilia na criação de rituais de celebração para diferentes conquistas na vida dos(as) colaboradores(as), reforçando sentimentos positivos, bem-estar e pertencimento.
Com o objetivo de transmitir todo o reconhecimento por tempo de casa, houve também o lançamento do Programa Celebrar. Nos marcos de 3, 6, 9, 15, 20, 25 e 30 anos de cooperativa, os contemplados receberam um kit em reconhecimento ao trabalho prestado, contendo: um certificado, um chaveiro medalha, o triênio (limitado a 9 anos/3 triênios) e ainda um dia de folga. Em 2022, mais de 180 colaboradores foram contemplados.
Movimento Institucional – Juntos na Diferença
Com o objetivo de fomentar a conscientização dos colaboradores sobre a importância da identificação, respeito e valorização das diferenças no convívio dentro da cooperativa, foi lançado o Movimento Institucional Juntos na Diferença. Nele, foram realizadas ações de conscientização e educação, buscando introduzir a temática de diversidade e inclusão de minorias no ambiente de trabalho. Com várias palestras e ações mensais, buscou-se sensibilizar toda a Unimed Ponta Grossa sobre conceitos básicos de respeito às diferenças, conscientizar também os líderes sobre o papel de influência e aliado em relação ao tema dentro da cooperativa.
Ações que tiveram impacto a comunidade externa
Participação nas Feiras de Empregabilidade e no Dia D, ambos eventos promovidos pela Agência do Trabalhador de Ponta Grossa, com foco na contratação de pessoas com deficiência (PCD) e contribuindo para a inclusão social. Foram captados 70 currículos que, posteriormente, foram triados e inseridos nos processos de seleção.
Núcleo Gestão da Qualidade
Visando à implementação de auditorias internas, em 2022, foi realizado o treinamento de Auditor Interno da RN-507, com a participação de colaboradores de diferentes setores para formação de equipe multidisciplinar capacitada. O objetivo da auditoria interna é a obtenção de informações para verificação da qualidade dos processos que estão sendo entregues, se a cooperativa está em conformidade com os requisitos da RN-507 e se eles se mantêm eficazes ao longo do tempo, contribuindo assim para a tomada de decisões.
Outros treinamentos realizados, também de maneira multidisciplinar, foram o Lean Office para a operadora e o Lean Healthcare para os recursos próprios. O princípio base de ambos é o ‘pensamento enxuto’, utilizado com o intuito de otimizar processos e reduzir/eliminar desperdícios, como retrabalhos, demora no retorno de informações, atraso na entrega das demandas e excesso de informações. Após três meses de consultoria, o fechamento foi realizado com a apresentação das ferramentas do lean aplicadas na prática pelos times formados durante o treinamento, a partir de situações reais vivenciadas no dia a dia.
Gestão Clínica - Hospital Geral Unimed
Educação continuada aos cooperados
O objetivo da educação continuada ao cooperado, ou lifelong learning, é contribuir para o desenvolvimento e aprendizagem contínua e constante atualização dos cooperados, buscando ampliar o conhecimento e acompanhamento das necessidades dentro de cada especialidade.
Café com a Gestão Clínica:
Encontros mensais, separados por especialidades, com o intuito de melhorar o alinhamento entre as políticas e as estratégias da instituição. A Gestão Clínica se aproxima do cooperado com uma conversa descontraída e aborda diversos assuntos para uma escuta proativa, a fim de promover um clima organizacional favorável.
Segurança e Saúde no Trabalho
O monitoramento de saúde e segurança do trabalho é realizado pela equipe do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT). Constituído por profissionais da área da saúde e segurança do trabalho, o SESMT tem como função principal proteger a integridade física dos trabalhadores, bem como monitorar, promover e contribuir com a prevenção em saúde.
Anualmente, é promovida a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), considerado um dos principais eventos de conscientização dos colaboradores. São feitas palestras, peças teatrais e outras ações educacionais preventivas.
O Comitê Interno de Prevenção de Acidentes (CIPA) se reúne mensalmente com o objetivo de discutir sobre temas como prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho e, assim, promover a saúde do colaborador. A cooperativa tem três composições de CIPA nas unidades de negócio, totalizando 15 colaboradores eleitos e 15 colaboradores designados pela instituição, conforme dispõe a legislação (Norma Regulamentadora NR-5), distribuídos da seguinte forma: HGU com 20 membros, sendo 10 eleitos e 10 indicados; operadora com quatro membros, sendo dois eleitos e dois indicados; e Laboratório com seis membros, sendo três eleitos e três indicados
Ainda em cumprimento à legislação, a cooperativa dispõe da Brigada de Emergência, formada por colaboradores treinados de acordo com a normatização, complementando a proteção deles e de clientes em caso de sinistros.
A formação de brigadistas e a reciclagem de treinamentos é realizada com base em cumprimento de calendário anual de treinamentos obrigatórios. Seguindo o dimensionamento de colaboradores e atendendo à legislação, a Unimed Ponta Grossa dispõe de 144 colaboradores brigadistas auxiliando na prevenção a sinistros.
Além disto, grande parte do quadro de funcionários integra comissões e comitês em diversas áreas, conforme tabela:
Times e Comitês |
Comitê de Controle de Infecção Hospitalar |
Comitê de Crise |
Comitê de Cuidados Paliativos |
Comitê de Ética de Enfermagem |
Comitê de Ética Médica |
Comitê de Obras HGU |
Comitê de Perfurocortantes |
Comitê de Processamento de Produtos Para Saúde |
Comitê de Radioproteção |
Comitê de Resíduos |
Comitê de Revisão de Óbitos |
Comitê de Revisão de Prontuários |
Comitê Interno de Prevenção de Acidentes |
Times e Comitês |
|
Comitê Multidisciplinar de Terapia Antineoplásica |
Comitê Multidisciplinar de Terapia Nutricional |
Núcleo de Segurança do Paciente |
PPA - Programa Parto Adequado |
Time de Acesso Vascular |
Time de AVE |
Time de Cadeia Medicamentosa |
Time de Cirurgia Segura |
Time de Comunicação Efetiva |
Time de Desospitalização |
Time de Dor Torácica |
Time de Ética Médica/Técnica |
Time de Gestão de Leitos |
Times e Comitês |
|
Time de Glosa |
Time de Hospitalidade |
Time de Identificação do Paciente |
Time de Inovação |
Time de OPME |
Time de Politrauma |
Time de Prevenção de Lesão por Pressão |
Time de Prevenção de Quedas |
Time de Sepse |
Time de TEV |
A Unimed Ponta Grossa promove a segurança e saúde no trabalho por meio de ações de conscientização com o objetivo de prevenção. Em 2022, os acidentes de trabalho diminuíram significativamente em relação a 2021. Conforme demonstração gráfica a seguir:
Acidentes 2021
41 típicos - 04 trajeto - 48 doenças ocupacionais
Acidentes 2022
25 típicos - 10 trajeto - 00 doenças ocupacionais
Esta evolução se deve a:
. Equipe de SESMT dimensionada de acordo com a Norma Regulamentadora 04 (NR4), que estabelece os parâmetros e os requisitos para constituição e manutenção dos Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), composta por um médico do trabalho, uma engenheira em segurança do trabalho, uma enfermeira do trabalho, três técnicos em segurança do trabalho e uma técnica de enfermagem do trabalho.
. Treinamentos obrigatórios em saúde e segurança do trabalho.
. CIPA engajada em todas as unidades de negócio.
. Envolvimento de gestores e colaboradores na investigação e nos planos de ação dos acidentes registrados junto ao SESMT.