7
Recursos Próprios
GRI 203-1
Desempenho 2020
Recursos próprios e posição da Unimed PG no mercado. Visão geral econômico-financeira
Laboratório
É possível analisar que a distopia causada pela pandemia alterou, significativamente, o resultado final obtido, ficando muito aquém do que se esperava. O Laboratório Unimed encerrou o ano de 2020 atendendo a 92% da demanda de exames de análises clínicas da Unimed Ponta Grossa.

A rede própria de análises clínicas ainda não contempla outros convênios ou planos de saúde no atendimento. Dessa forma, a receita é integrada pelos exames realizados em caráter particular, que representaram 16% da receita bruta.

Entretanto, não há como avaliar a posição do Laboratório Unimed em relação aos demais players no mercado local, uma vez que são dados sigilosos, pois as empresas prestadoras deste tipo de serviço localmente não fazem parte da categoria de economia de capital aberto (sociedades anônima - S/A) e devem apresentar os referidos dados apenas para a Secretaria da Receita Federal.
Hospital Geral Unimed
O complexo hospitalar da Unimed, além do HGU, é constituído pelo Pronto Atendimento Unimed 24h, CDU (Centro de Diagnóstico Unimed), Unicon (Unimed Centro de Oncologia), Hemodinâmica, UTI adulto, infantil e pediátrica, que com o Jeito de Cuidar Unimed atende pacientes particulares e do Sistema Unimed em todas as especialidades médicas, sendo as mais representativas: ginecologia e obstetrícia; ortopedia e traumatologia; urologia; otorrinolaringologia e cirurgia do aparelho digestivo.

É, atualmente, o segundo hospital de toda a rede credenciada do Sistema Unimed no Paraná que mais atende beneficiários de outras Unimeds do país, no chamado intercâmbio nacional. A instituição fica atrás somente do Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba.

Já em relação às Unimeds paranaenses, o HGU figura no ranking dos 10 hospitais do estado que mais prestam atendimento aos beneficiários Unimed. Ao considerar os serviços próprios do Sistema Unimed no estado, o HGU é o que conta com maior representatividade (cerca de 34% das cobranças são processados no hospital em Ponta Grossa).

O hospital tem na gestão a diretoria executiva da Unimed e três gerências (gestão médica, assistencial e administrativa/financeira).

A estrutura funcional contempla 12 times de trabalho:

- terapia infusional
- SEPSE
- suprimentos
- glosa
- gestão de leitos
- tromboembolismo venoso (TEV)
- identificação do paciente
- comunicação
- terapia medicamentosa
- cirurgia segura
- queda
- lesão de pele.

Conta também com 18 comitês:

- prontuários
- óbitos
- controle de infecção hospitalar
- farmácia e terapêutica
- transfusional
- obras
- alta segura
- processamento de produtos para saúde
- ética médica
- prevenção de acidentes
- terapia nutricional
- terapia antineoplásica
- segurança do paciente
- crise
- perfurocortantes
- ética de enfermagem
- radioproteção
- cuidados paliativos)

E dois programas:

- Parto Adequado
- Grupo do Programa de Melhoria da Qualidade (GMPQ)

O hospital também possui oito protocolos instituídos que garantem a melhoria contínua no atendimento ao paciente e segurança: TEV - Profilaxia Tromboembolismo Venoso, Dor Torácica, Sepse, Cirurgia segura, Time de Resposta Rápida (TRR), Atendimento ao politrauma, Acidente vascular encefálico (AVE) e Infarto agudo do miocárdio (IAM).

No início da pandemia do novo coronavírus, o HGU foi um dos primeiros hospitais de Ponta Grossa a preparar estrutura exclusiva e específica para atendimento de sinais e sintomas gripais, casos suspeitos e confirmados da Covid-19.
HGU em números
Em uma estrutura que abriga, aproximadamente, 100 leitos, distribuídos entre unidades de enfermaria e UTI também conta com a Unidade Covid. Em períodos sem pandemia, o hospital chega a realizar mais de 7 mil atendimentos por mês no Unimed 24 Horas (unidade de pronto atendimento).

Além dos mais de 70 mil clientes da própria cooperativa, o HGU também realiza atendimentos de uma estimativa de 30 mil vidas, que são clientes de outras Unimeds do país, mas que residem na região e utilizam os serviços próprios e a rede credenciada da Unimed local.

Aproximadamente 54% dos internamentos do HGU são de pacientes da Unimed Ponta Grossa, 36% de Intercâmbio de outras Unimeds e 10% particulares.

O departamento de Suprimentos que é corporativo tem relacionamento com mais de 4 mil fornecedores e em 2020 movimentou mais de 50 milhões em compras para abastecer o HGU e suas unidades