A integridade entra como um dos pilares da instituição, sendo requisito fundamental para qualquer colaborador, cooperado ou terceiro com quem se poderá
estabelecer algum tipo de vínculo. A Unimed Ponta Grossa conta com uma área de Compliance, com estrutura independente, que é responsável pelo Íntegro, o
Programa de Integridade, e pela consolidação da cultura ética na cooperativa. O Código de Conduta está disponível de forma online, no portal institucional, para
cooperados, colaboradores e público externo: http://unimed.me/Wa2uF.
O Código de Conduta também é entregue durante a integração de novos colaboradores e cooperados, quando é explicado o que se espera de cada indivíduo nos
aspectos éticos e comportamentais. A cooperativa possui um Canal de Denúncias externo, terceirizado por meio da contratação da empresa Contato Seguro, que
oferece a via pela qual qualquer pessoa que se depare com alguma situação suspeita ou desconfortável possa denunciar o ocorrido, de forma anônima se assim for
a preferência do denunciante. Além disto, a Unimed Ponta Grossa tem um Comitê de Ética próprio, que é responsável pela análise das denúncias recebidas e
também pela aplicação de medidas disciplinares quando necessário.
As ações do Compliance englobam treinamentos com foco em cultura ética, a fim de prevenir e garantir que não haja casos de assédio, corrupção, suborno, fraude
e outras ilicitudes. Para tal, é feito, na integração de cada colaborador, uma capacitação inicial. Além disto, anualmente são feitos treinamentos para reciclagem do
conteúdo, com turmas adequadas aos mais variados turnos e horários de trabalho para possibilitar a participação de todos os colaboradores.
Em 2020, a área de Compliance realizou em torno de 23 horas de treinamentos divididos entre integrações, periódicos e ações desenvolvidas como o Workshop de
Compliance para os gestores.
Como estamos organizados:
Assembleia Geral: Órgão supremo e soberano, reúne os cooperados com direito a voz e voto em reuniões ordinárias anuais e extraordinárias quando
necessário. Delibera sobre prestação de contas, elege anualmente os membros do Conselho Fiscal e a cada três anos os membros do Conselho de Administração
e Conselho Técnico Ético, determina valores de honorários dos membros dos órgãos sociais, define remuneração, planos de trabalho, estratégias e políticas de
sustentabilidade.
Conselho de Administração: É formado por 8 médicos cooperados eleitos a cada três anos, sendo que é obrigatória a renovação de pelo menos 1/3 dos
membros a cada eleição. O grupo reúne-se em encontros ordinários mensais e extraordinários quando necessário. Deliberam sobre a condução dos negócios,
assegurando o retorno do investimento no longo prazo e o equilíbrio entre os anseios dos cooperados, com foco na sustentabilidade. A gestão atual tem
mandato até 2023.
Diretoria Executiva: É composta por 4 membros, responde, de forma colegiada, pela gestão e pelo alcance dos resultados, seguindo as diretrizes do Conselho
de Administração e as deliberações da Assembleia Geral. Reúne o diretor-presidente e os diretores Administrativo, Financeiro e de Mercado e Desenvolvimento
Conselho Técnico Ético: Reúne seis membros, sendo três efetivos e três suplentes, todos cooperados, eleitos a cada quatro anos pela Assembleia Geral.
O órgão tem como função principal assessorar o Conselho de Administração e áreas estratégicas da Cooperativa com pareceres técnico-médicos, orientando e
esclarecendo dúvidas, e realizar avaliação técnica sobre a conduta dos cooperados.
Conselho Fiscal: Composto por três membros efetivos e três suplentes, é eleito na Assembleia Geral anualmente e tem como principal papel a fiscalização dos
atos do Conselho de Administração, verificando o cumprimento de seus deveres estatutários. Fazem parte dessa verificação o cumprimento de obrigações fiscais
e trabalhistas, balancetes, demonstrativos, balanço e relatório anual do Conselho de Administração. Reporta-se, diretamente, à Assembleia Geral em caso de
irregularidades.
Orgãos Assessores - Conselhos Clínicos/Especialidades
Composição: 35 cooperados, eleitos a cada dois anos, com votação feita pelos membros de cada especialidade.
Atribuições: órgão de caráter consultivo, de assessoria e apoio às atividades do Conselho de Administração em estudos, avaliações de tecnologias, elaboração de
protocolos e indicadores, e definição de critérios técnicos para atividades inerentes à especialidade.
Coordenadores de Serviços Hospitalares
Composição: 16 cooperados que se organizam por áreas de atuação hospitalar. São escolhidos pelos seus próprios componentes e referendados pela direção
clínica e pela direção técnica do HGU, com mandato de dois anos.
Atribuições: contribuem com a qualidade da assistência, propondo normatizações com base em protocolos, boas práticas e ainda coordenam equipes e distribuem
escalas de trabalho.
Conselho de Administração – 2020/2023
Diretoria Executiva:
Dr. Eduardo Bacila de Sousa – Diretor-presidente
Dr. Rafael Francisco dos Santos – Diretor Administrativo
Dr. Anderson Ghirotti Brega - Diretor Financeira
Dra. Michele Cação Ribeiro - Diretora de Mercado e Desenvolvimento
Diretores Regionais:
Dr. Marcelo Ekermann – Telêmaco Borba
Dr. Matilvani Moreira - Castro
Dr. Marco Aurelio Maciel- Palmeira
Dr. Fernando Fugimoto – Arapoti/Jaguariaíva
Membros efetivos
Dr. Cesar Toshio Oda
Dr. Rafael Nastas Acras
Dr. Carlos Heidi Koga
Membros suplentes
Dr. Ismail Sabedotti
Dr. João Felipe Lara Bueno
Dra. Paula Carvalho Kossatz
Membros efetivos
Dr. André P. Trentini
Dr. Carlos Alberto Lima Utrabo
Dr. Antonio Carlos Trevisan
Membros suplentes
Dr. Antonio Techy
Dr. Francisco Pereira de Barros Neto
Dr. Marli Cybulski
Investimento em segurança
O ano de 2020 foi um ano repleto de desafios para a área de segurança da informação. Toda as instituições estão constantemente sob ataque dos mais diversos
tipos, seja por meio de mensagens falsas de e-mail, de tentativas de invasão de rede, entre outras. E quanto mais em evidência estiver a empresa ou o setor, maior
é o volume recebido de tentativas de ataques. Por este motivo, o tema segurança da informação esteve tão em alta em 2020 e foram inúmeros casos de vazamentos
de dados que chegaram à mídia. Muitas vezes, estes vazamentos estavam ligados a instituições de saúde, devido a evidencia da pandemia. Portanto, proteger-se
desses ataques ganhou ainda mais relevância.
Mas além disso, este ano foi o ano em que o movimento de home office tornou-se realidade. Com isso, a Unimed Ponta Grossa colocou vários colaboradores em
trabalho remoto, sempre com o maior cuidado possível quanto a segurança da informação.
Por conta destas características únicas de um ano de pandemia, a Unimed Ponta Grossa adotou inúmeras ações, preocupada em aumentar o nível de segurança dos
seus dados.
A cooperativa investiu fortemente em um endereço de redundância dos principais serviços de informação, implantando assim um ambiente secundário, pronto a
assumir em caso de qualquer tipo de falha ou desastre. Todos os serviços de rede foram aprimorados, criando uma estrutura de ponta, na qual dados trafegam de
acordo com a prioridade, dando mais segurança a dados importantes para assistência do beneficiário. Todos os equipamentos receberam as mais novas e seguras
soluções de antivírus, garantido que os computadores e demais equipamentos tivessem rígidos protocolos de segurança.
Outro cuidado reforçado em 2020, foi aumentar criticidade dos testes de vulnerabilidade, que já eram realizados pela equipe interna de TI, e que passaram a ser
realizados também por uma renomada empresa de segurança da informação. De maneira sigilosa, foram realizados diferentes tipos de testes de invasão, seja
tentando explorar falhas de segurança ou ainda tentando encontrar brechas por meio de engenharia social, em que os profissionais tentaram acessar informações
da Unimed com mensagens falsas direcionadas aos colaboradores da Unimed Ponta Grossa.
Além disso, a Unimed Ponta Grossa desenvolveu diversas ações relacionadas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Com apoio de consultoria e das diversas
áreas da instituição, foram mapeados todos os processos que a Unimed Ponta Grossa manipula dados de pessoa física. Desta forma, é possível ter controle sobre
essas manipulações e conseguir garantir o cumprimento da Lei. Também foram implantados termos de privacidade nos mais diversos locais onde beneficiários
fornecem informações pessoais para Unimed.
Todas essas ações reforçam o compromisso da Unimed Ponta Grossa em implementar os melhores protocolos disponíveis no mercado para proteger informações,
bens considerados fundamentais para a cooperativa.