A Unimed Ponta Grossa fechou o ano de 2020 com 74.755 beneficiários, resultado da satisfação dos clientes com a cooperativa, aos esforços da equipe de vendas
e à política de relacionamento e fidelização com os clientes. Este saldo positivo representa um crescimento de 1,7% em relação a 2019, o que contribuiu para
consolidar a participação de mercado em 39,9% de market share na área de atuação, de acordo com dados de novembro/20 da Agência Nacional de Saúde
Suplementar (ANS).
No triênio compreendido entre 2018 e 2020, o crescimento acumulado da carteira foi de 14,07% e, em 2020, a Unimed Ponta Grossa foi o plano escolhido por mais
de 1.200 novos beneficiários.
Mesmo em um cenário de incertezas e insegurança, frente à Covid-19 e ao isolamento social, em um ano em que o desemprego e a queda da renda impactaram
diretamente o segmento de saúde suplementar, a Unimed Ponta Grossa conseguiu manter a carteira e conquistar novos clientes.
Além do suporte assistencial, a interação com os clientes contemplou diversas frentes de gestão, que foram fundamentais para maior estreitamento do
relacionamento corporativo. Entre as principais ações, especialmente aos clientes empresariais, destacam-se:
- orientações técnicas sobre a pandemia;
- disponibilização de testes de auxílio a diagnóstico de Covid-19 a baixo preço in company para monitoramento da saúde e prevenção de contaminação em massa
nas empresas;
- disponibilização, sem custo para as empresas contratantes, do Bem Cuidado, sistema de gestão de monitoramento de saúde, desenvolvido pela área interna de
Tecnologia da informação.
Já no âmbito assistencial, os recursos próprios (Hospital Geral Unimed e Laboratório Unimed) foram total e rapidamente estruturados para atendimento aos
pacientes com Covid-19, impactando, de forma muito positiva, os beneficiários, que se sentiram seguros e acolhidos na pandemia.
A política de fidelização e retenção de clientes foi decisiva para que a cooperativa mantivesse e aumentasse a carteira de clientes, por meio de negociações de
débitos, isenções de multas e juros, parcelamentos de débitos, migrações de planos e down grade. Tudo para que o cliente em dificuldade financeira conseguisse
manter o plano de saúde ativo.
Participação por tipo de contratação
Fruto da política comercial focada na venda de planos para pequenos e microempreendedores, a carteira de clientes tem crescido de forma contínua e sustentável
na modalidade de planos coletivos.
O desenvolvimento e ampliação dos recursos próprios da Unimed Ponta Grossa fortaleceu a venda dos planos regionais e locais. Isso significa que os clientes
destes planos usam, exclusivamente, a rede credenciada na área de ação e os recursos próprios da cooperativa.
Evolução da Rede Credenciada
O atendimento do significativo número de clientes exige a conformação de uma rede de prestadores capaz de suprir a demanda com qualidade e dentro dos prazos
regulamentares.
Desse modo, a movimentação de prestadores na rede credenciada da operadora, seja por inclusão ou exclusão, ocorre sob critérios técnicos que levam em conta as
necessidades de saúde do beneficiário e o equilíbrio econômico-financeiro da cooperativa.
Em relação a 2019, em 2020 não houve variação significativa no tamanho da rede credenciada.
O número de médicos cooperados cresceu 2% no período, enquanto o número de clínicas credenciadas sofreu um incremento de 4,5%.
O número de laboratórios credenciados sofreu redução de 9%, resultado da estratégia da cooperativa voltada para a verticalização deste tipo de serviço.
O plano de verticalização, iniciado em 2017, evoluiu significativamente ao longo de 2020, com o descredenciamento do principal prestador do município de Ponta
Grossa, sendo a demanda resultante absorvida pelo serviço próprio (Laboratório Unimed).
Essa estratégia permitiu, além do aumento de escala do laboratório próprio (conforme gráfico abaixo), que fosse oferecido aos clientes Unimed um atendimento
padronizado e com altos níveis qualidade e segurança, resultado dos investimentos da cooperativa na qualificação da estrutura, pessoas e processos de seus
serviços próprios.
Em relação à rede hospitalar, duas movimentações significativas ocorreram em municípios da área de ação da Unimed Ponta Grossa. A primeira, por redução de rede
a pedido do prestador (encerramento das atividades) se deu no município de Palmeira (PR), no mês de maio/2020, sem prejuízos consideráveis ao beneficiário
Unimed diante da existência de outra unidade hospitalar credenciada no mesmo município.
A outra movimentação, por acréscimo de prestador, ocorreu no mês de março de 2020, no município de Castro (PR), atendendo assim às expectativas do cliente
Unimed residente naquela localidade e em municípios limítrofes, além de proporcionar ao médico cooperado Unimed mais um local para o desenvolvimento do
trabalho.
GRI 102-9, 102-16, 102-17, 204-1
Devido às grandes mudanças na economia, com o surgimento de novas tecnologias e a velocidade e inovações, exigiu-se das empresas uma reformulação em seus
planejamentos estratégicos. Assim, o fornecedor passou a ter importância fundamental no processo para atingir resultados, tornando-se um parceiro comercial.
Desse modo, a Unimed Ponta Grossa, visando aprimorar as relações com os parceiros comerciais, orientando e esclarecendo sobre o processo de compras, utiliza o
Manual do Fornecedor como instrumento para disseminar as formas de gerenciamento de relacionamento com os fornecedores.
Ainda, adota a Política de Qualificação e Avaliação de Fornecedores, que tem como objetivo padronizar o formato de seleção e qualificação de fornecedores críticos
e não críticos, bem como avaliar continuamente o desempenho deles. As responsabilidades de cada gênero e as Diretrizes para Elaboração de Contratos, Distratos,
Monitoramento de Contratos e Aditivos de Contratos estão descritas em política interna.
Em todos os contratos, a Unimed Ponta Grossa disponibiliza ao parceiro comercial o Código de Conduta, fazendo com que se comprometa a observar os princípios
morais e éticos que devem reger todas as relações, a respeitar os valores fundamentais que pautam a missão da cooperativa, a dar ciência e acompanhar o
cumprimento do Código de Conduta por parte dos seus respectivos empregados alocados na execução dos serviços contratados.
Mudanças significativas em 2020
A Unimed Ponta Grossa faz parte do Programa Evoluir. A iniciativa tem como objetivo promover maior entendimento sobre os itens da RN-452, do novo Programa
de Acreditação de Operadoras da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), e adequar a cooperativa aos requisitos nela estabelecidos.
A Unimed Ponta Grossa passará por uma série de treinamentos, webinars, palestras, workshops e avaliação de problemáticas para fortalecer e aperfeiçoar os fluxos
da operadora, para que siga sendo uma cooperativa consolidada no mercado de saúde regional.
A partir de novembro de 2020, foi iniciada essa nova jornada. E para isso, foi criada uma temática inspirada no popular desenho “A Caverna do Dragão”, com o
objetivo de engajar os colaboradores da cooperativa e tornar esse processo longo e tão importante para a instituição mais leve, didático descontraído.
Esse caminho, assim como na Caverna do Dragão, é cheio de obstáculos e desafios. Mas sair da caverna e alcançar novos mundos não é apenas possível como
também uma meta traçada pela Unimed Ponta Grossa. A conquista da RN-452 e a acreditação são metas possíveis de serem atingidas no futuro. Elas permitirão
que a cooperativa tenha uma cultura organizacional de segurança do paciente, resultados positivos e consolidação da marca no mercado, para que continue
atingindo o principal propósito: cuidar de vidas
O ano de 2020 foi extremamente atípico. A pandemia afetou muitos negócios nas mais diversas áreas. Porém, a Tecnologia da Informação da Unimed Ponta Grossa
trilhou um caminho inverso. Muitos projetos e iniciativas até então "engavetados" foram acelerados, seja na comunicação, por agora a rotina ser virtual, seja com
novas tecnologias no monitoramento, com o Programa Bem Cuidado, ou ainda na melhoria e revisão de processos como automação de processos repetitivos (RPA),
em que a incerteza da presença do colaborador afetou a rotina.
Em um evento chamado "Fala TI", os colaboradores da Tecnologia de Informação e Projetos resumiram e evidenciaram suas respectivas entregas e, desta vez, em
formato online. De uma forma descontraída, o time apresentou para as demais áreas da cooperativa as diversas atividades realizadas pela equipe durante o ano, as
lições aprendidas e proporcionou até um momento com música ao vivo
RPA -Automatização de processos repetitivos. Apresentado no E-saúde 2020, EXPOTI HDI Brasil e Experience 3D.
Painel de Mercado – Análise de contratantes da Unimed. Participação de três áreas de negócio: Comercial, Contabilidade e TI – Inteligência de negócios.
Implantação Weknow – Análise de indicadores em tempo real. Resultado: 110 dashboards, 241 metadados e 1713 visualizações.
VPN e Home Office - - A equipe de sustentação da operadora da Unimed Ponta Grossa recebeu uma missão em meio a pandemia: Colocar os colaboradores da
cooperativa em home office. Tarefa cumprida em quatro dias.
Bem Cuidado – A função do Bem Cuidado foi nunca deixar o beneficiário de lado, mas sim caminhar lado a lado, proporcionando uma experiência real de
acolhimento com segurança, sem expô-lo a um risco desnecessário. Projeto apresentado no CONAHP 2020, finalista do Prêmio Referências da Saúde 2020 e
destaque do E-saúde 2020.
Utilização de inteligência artificial
O HGU foi pioneiro na utilização da inteligência artificial para mineração de processos em ambiente hospitalar na definição dos protocolos assistenciais do pronto
atendimento, no fim de 2018.
Segundo o Núcleo de Inteligência e Informação em Saúde, da Federação das Unimeds do Paraná, “a utilização dessa tecnologia na linha de qualidade e melhoria
dos processos assistenciais auxiliou na definição de protocolos e da análise de conformidade dos atendimentos, contribuindo para o modelo de atendimento
baseado valor em saúde, com o foco na qualidade da assistência e eficiência”.
A instituição também foi a primeira no estado, dentre os serviços próprios do Sistema Unimed, a iniciar a implantação da metodologia Diagnosis-related group
(DRG), em 2016, com o objetivo aprimorar a gestão de saúde baseada em valor para melhorar a qualidade assistencial e evitar desperdícios.
Atualmente, o HGU conta com um banco de dados com aproximadamente 33.226 altas analisadas por especialistas da área focados em entregar uma qualidade
assistencial de excelência e transparência entre as partes envolvidas (paciente, profissionais, prestador e operadora). Do total de prontuário codificados pela
metodologia, mais de 70% referem-se a casos cirúrgicos e cerca de 30% são clínicos. Desde a implantação efetiva do sistema, foi possível identificar a diminuição
de 1% da taxa de mortalidade.
Entre os hospitais próprios do Sistema Unimed no Paraná, o HGU foi o primeiro a conquistar a Acreditação pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).
Também o primeiro da região dos Campos Gerais a ter a certificação. Em 2020, tanto o HGU quanto a rede de Laboratórios Unimed conquistaram a a certificação
ONA nível II – pleno.
Entre os hospitais próprios do Sistema Unimed no Paraná, o HGU foi o primeiro a conquistar a Acreditação pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).
Também o primeiro da região dos Campos Gerais a ter a certificação. Em 2020, tanto o HGU quanto a rede de Laboratórios Unimed conquistaram a a certificação
ONA nível II – pleno.
Atuação do HGU na pandemia da Covid-19
Em 2020, o HGU, assim como toda e qualquer empresa, precisou reestruturar-se completamente para atender aos pacientes de casos suspeitos e confirmados de
Covid-19. Para isso, o hospital investiu mais de R$ 10 milhões em várias frentes para o combate à pandemia em quatro pilares: infraestrutura, recursos humanos,
processos e suprimentos:
a) Investimentos em infraestrutura física:
• Pronto Atendimento (PA) de campanha;
• Unidade Covid exclusiva para internamentos;
• Adequação física para manter distanciamento dos profissionais nas áreas de convívio comum (vestiário, refeitório e estar médico);
• Aquisição de ventiladores, raio-x, máquina de hemodiálise e de eletrocardiograma antes do início da crise sanitária;
• Visita virtual aos pacientes internados.
b) Recursos humanos:
• Desenvolvimento de equipe de monitoramento domiciliar;
• Distribuição de máscaras N-95 e PFF-2 a todos os profissionais, independente de atuar na linha de frente Covid;
• Campanhas para fortalecimento e encorajamento das equipes na linha de frente Covid (ex.: campanha de endomarketing Heróis do Cuidado);
• Afastamentos dos profissionais de risco com redimensionamento da equipe;
• Aferição de temperatura de todos os profissionais na entrada e saída da jornada de trabalho
c) Processos:
• Implementação do Comitê Estratégico de Crise Covid com avaliação diária do cenário, casos internados e tomadas de decisão;
• Implementação do Comitê Técnico-Médico para discussão dos casos suspeitos de Covid;
• Estruturação do Plano de Contingência (Manual Covid HGU): fluxos atendimento PA, internamentos, cirurgias, obstetrícia, pediatria, alta, óbito, protocolos,
notificação, medidas de isolamento, visitantes e acompanhantes e outros;
• Comunicação transparente para comunidade por meio do Boletim Diário com dados de atendimento interno e tomadas de decisão;
• Notificação dos casos à epidemiologia;
• Estrutura de treinamentos por vídeos e in loco de forma contínua, principalmente de paramentação e desparamentação de EPIs;
• Serviço de monitoramento dos pacientes, contactantes e profissionais.
d) Suprimentos:
• Acompanhamento diário do consumo de EPIs para garantia de segurança e proteção da equipe assistencial;
• Monitoramento diário do consumo de materiais e medicamentos;
• Antecipação das compras no início da pandemia para três meses de consumo médio;
• Fornecimento de medicamentos para tratamento respeitando a relação médico – paciente.
e) Projetos Futuros:
• Implantação completa do sistema de gestão Tasy Html;
• Implantação do robô Laura;
• Prescrições beira-leito;
• Segurança patrimonial com controle por câmeras e estacionamento;
• Projeto de ampliação - Torre 3;
• Prospecção de novos convênios não concorrentes
A cooperativa participa, apoia e é representada em diversos movimentos, projetos e ações da sociedade. Podem-se destacar a Organização das Cooperativas do
Paraná (Ocepar) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop).
A Unimed Ponta Grossa é signatária do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção do Instituto ETHOS.
Em 2020, a Unimed Ponta Grossa foi reconhecida com o Selo Prata de Governança e Sustentabilidade. O selo é um processo de certificação bienal, conferido pela
Unimed do Brasil, para cooperativas e sociedades auxiliares que compõem o Sistema Unimed e tem como objetivo estimular a implementação de boas práticas em
Governança e Gestão para a Sustentabilidade.
Além disto, a cooperativa integra os seguintes sindicatos:
• Sindicato das Cooperativas Médicas do Paraná
• Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários, Passageiros Urbano, Municipal e Metropolitano
• Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Paraná
• Sindicato dos Contabilistas de Ponta Grossa
• Sindicato dos Técnicos em Radiologia do Paraná
• Unimed Federação do Paraná - Trilha de Gestão de Pessoas
• Unimed do Brasil - Comitê Gestão de Pessoas
Os projetos de Responsabilidade Social precisaram ser adaptados e foram realizados:
Natal Cooperativo - Um dos maiores projetos de responsabilidade social da Unimed nasceu da cooperação entre a maioria dos cooperados e os colaboradores da
Unimed Ponta Grossa, quando iniciaram uma campanha para arrecadar brinquedos às crianças carentes das instituições e associações que auxiliam as classes
menos favorecidas de nossa cidade. Desta forma, os cooperados, sensibilizados por essa iniciativa, passaram a contribuir mensalmente com valores para viabilizar
a realização de uma festa para as crianças que são assistidas pelas entidades da cidade e região.
Objetivos: Proporcionar um dia inesquecível para crianças carentes, as quais recebem brinquedos do Papai Noel e um lanche. Contribuir, por meio de uma ação
solidária com ações de junto à comunidade. Relacionar-se com a comunidade na qual a Unimed Ponta Grossa está inserida, colocando em prática o sétimo
princípio do cooperativismo que consiste na “Preocupação com a Comunidade”.
Como foi em 2020: Devido à pandemia, o formato da ação e as doações foram adaptadas. Não foi possível realizar a festa de Natal com as quase mil crianças e a
presença do Papai Noel e dos colaboradores voluntários, como é feito todos os anos, mas as doações contemplaram, além de crianças, também famílias das
comunidades carentes assistidas pelas instituições beneficentes. As contribuições foram destinadas para a compra de cestas natalinas, carnes, brinquedos e doces.
Foram doados 460Kg de carnes, 350 cestas natalinas, 350 brinquedos e 1.500 pacotes de doces em instituições e comunidades carentes de Ponta Grossa e área da
ação.
Espetáculo da Páscoa - Envio de 1.000 ovos de chocolate para comunidades carentes de Ponta Grossa e área de atuação da Unimed Ponta Grossa.
Projeto Linda de Lenço - Quando foi lançado, em 2019, o Projeto Linda de Lenço tinha objetivos modestos, voltados principalmente ao público local. Com o alcance
do projeto em âmbito nacional de forma orgânica e bem sucedida, a cooperativa entendeu que, para 2020, o projeto deveria passar por algumas atualizações e
melhorias, a partir da experiência vivenciada em 2019.
Em 2020, o principal norte do projeto continuou sendo o apoio às pacientes em tratamento de câncer, incentivando a empatia e a humanização. Por medidas de
higienização e segurança, foi mantida apenas a doação de lenços de cabeça para pacientes oncológicas, sejam elas beneficiários ou não do plano de saúde. A
ativação da campanha permaneceu feita em outubro, mês em que o tema câncer feminino é amplamente debatido e conta com grande visibilidade.
Número de kits doados: 500 (embalagem personalizada do projeto + lenço + máscara + carta com mensagem de apoio + flyer orientações de uso e higienização).
Campanha Doe Amor - Cooperados e colaboradores da Unimed Ponta Grossa arrecadaram alimentos, carnes, fraldas e produtos de higiene pessoal para doar às
comunidades carentes de Ponta Grossa e área de atuação, em virtude da situação emergencial causada pela Covid 19.
A cooperativa deseja estar cada vez mais próxima da comunidade em que está inserida, agindo como promotora de saúde e bem-estar e, por isso, em 2020, desenhou uma política para os programas de voluntariado e de responsabilidade social e ambiental. Nesta política, estão detalhadas ações planejadas pelo comitê responsável pela execução do programa.
Com isso, queremos contribuir para o fortalecimento da comunidade onde a Unimed Ponta Grossa está inserida, por meio de programas e ações de preservação e conservação do meio ambiente e a valorização da cultura local, com ações que reforcem a consciência ambiental dos públicos com os quais a cooperativa se relaciona.