FAQ DE DESCREDENCIAMENTO DE LABORATÓRIOS
Resposta: o descredenciamento dos laboratórios terceirizados faz parte da estratégia de negócio da Unimed baseada na construção de serviços próprios. Há mais de 10 anos, a Unimed está investindo em estrutura, equipamentos e profissionais para melhorar mais ainda a qualidade dos serviços prestados.
Resposta: a Unimed se preparou para poder absorver a demanda de clientes de Ponta Grossa e região. A capacidade instalada para coleta e processamento de exames vai atender de maneira satisfatória todos os beneficiários.
Resposta: Sim. O Laboratório Unimed trabalha com uma equipe de profissionais especializados e possui a certificação ONA nível Pleno.
Resposta: O Laboratório Unimed possui, ao todo, sete unidades, nas cidades de Ponta Grossa, Castro e Carambeí.

Unidade Matriz/Vila Estrela: Rua Carlos Osternack, 173 - fone: (42) 3220-3900 (opção 3);
Unidade Uvaranas: Av. General Carlos Cavalcanti, 3369, sala 1 - fone: (42) 3220-3910.
Unidade Santa Paula: Rua Nicolau Kluppel Neto, 1564 - fone: (42) 3220-3911.
Unidade Oficinas: Av. Visconde de Mauá, 2323 - fone: (42) 3220-3912.
Unidade Jardim Carvalho: Av. Monteiro Lobato, 1153 - fone: (42) 3220-3913.
Unidade Nova Rússia: Avenida D. Pedro II, 1096 (em frente à Igreja São Sebastião) - fone: (42) 3220-3905.
Unidade Castro: Rua Quinze de Novembro, 417 - fone: (42) 3233-7370.
Unidade Carambeí: Rua da Campina, 165, anexo ao Supermercado Rickli - fone: (42) 3231-1896.

Ainda em 2019 haverá a abertura de mais uma unidade em Ponta Grossa, no bairro Nova Rússia.
Resposta: Hoje, contamos com unidades em Ponta Grossa, Carambeí e Castro. Nas demais cidades da área de ação da Unimed Ponta Grossa, ainda não há previsão de instalação de novas unidades. Nesse caso, os beneficiários destes municípios ainda sem unidades próprias, podem continuar realizando os exames nos laboratórios credenciados pelo plano.
Resposta: No site do laboratório – unimedpg.com.br/laboratorio
Resposta: O beneficiário só pode realizar exames na rede credenciada pela Unimed Ponta Grossa. No caso de análises clínicas, a rede credenciada disponível para utilização é a do Laboratório Unimed, estando os médicos já cientes desta disponibilidade.
Resposta: O Laboratório Unimed realiza mais de 700 tipos de exames diferentes, exceto: testes funcionais, testes de paternidade, testes toxicológicos para carteira de motorista e exames relacionados à patologia (biópsias, papanicolau). Esses, são encaminhados diretamente a laboratórios específicos (patologia médica).
Resposta: Pelo plano de saúde, o beneficiário só pode realizar exames na rede credenciada pela Unimed Ponta Grossa que, no caso de análises clínicas, é o Laboratório Unimed. Caso o beneficiário opte por realizar exames em outro laboratório, o atendimento será particular e não haverá reembolso..
Resposta: Seguem informações sobre os tipos de exames que são realizados em cada Unidade do Laboratório Unimed:

Unidade Estrela: todos os exames, incluindo coleta ginecológica e espermograma.
Unidade Uvaranas: exceto de coleta ginecológica e espermograma.
Unidade Santa Paula: exceto da coleta para espermograma.
Unidade Oficinas: exceto da coleta para espermograma.
Unidade Jardim Carvalho: exceto da coleta para espermograma.
Unidade Castro: exceto da coleta para espermograma e gasometria (venosa ou arterial).
Unidade Carambeí: exceto da coleta para espermograma e nem gasometria (venosa ou arterial).

Aqui mesmo no site, ao buscar pelo nome do exame, você irá encontrar a informação da(s) unidade(s) em que pode realizar a coleta.
Resposta: Não, apenas planos Unimed ou particulares.
Resposta: Sim, o cliente impossibilitado de se locomover até uma das unidades do Laboratório Unimed poderá agendar a coleta nos telefones: (42) 3220-3900 (opção 3) ou (42) 99962-0265. Quando for agendar, o beneficiário deverá informar o código de liberação da guia de exame(s). Para atendimento domiciliar pelo plano de saúde ou particular, será cobrada taxa, de acordo com a localização do domicílio em que será realizada a coleta. Em caso de atendimento particular, o valor dos exames deverá ser pago no momento da coleta. Valores de taxas e formas de pagamento poderão ser informados no momento do agendamento.
Resposta: Sim, aqui mesmo no site, no menu Resultado de Exames. Ao comparecer em uma de nossas unidades para fazer a coleta, o cliente recebe um protocolo com as informações de login e senha para acessar os resultados.
Resposta: Todos os resultados de exames são disponibilizados no Portal de Exames, com exceção do exame de gravidez e o de HIV (conforme Portaria nº 59 de 28 de janeiro 2003 / Ministério da Saúde).
Resposta:
Unidade Estrela: 07:00 às 18:00 de segunda a sexta, e das 07:00 às 12:00 aos sábados.
Demais unidades: 07:00 às 16:00 de segunda a sexta, e das 07:00 às 13:00 aos sábados.
Aos domingos e feriados não há funcionamento das unidades para coleta.
Resposta: O credenciamento de prestadores (clínicas e laboratórios) é feito por meio de contratação de serviços com cláusulas que regulam a relação entre a Unimed e fornecedores. Caso não tenham mais interesse, qualquer uma das partes pode solicitar o término da parceria, observando as disposições contratuais.
Nesses casos, a operadora deve comunicar o descredenciamento aos beneficiários com 30 dias de antecedência. As informações ficam disponíveis no site da Unimed e não ficam restritas apenas aos beneficiários.
Em casos de descredenciamento a Unimed deve garantir que a quantidade de serviços supra a demanda dos clientes.
Resposta: A Unimed não está restringindo rede, apenas substituindo um prestador de serviços por outro. De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a operadora pode substituir um prestador, desde que o novo possua capacidade (instalada e técnica) para prestar os mesmos serviços.
Resposta: Hoje, contamos com sete unidades de coleta, com capacidade para atendimento dos beneficiários da Unimed. As unidades estão localizadas nas regiões mais importantes da cidade e com fácil acesso. Ainda em 2019, será inaugurada a oitava unidade, no bairro da Nova Rússia. O Laboratório Unimed investiu em infraestrutura, equipamentos e profissionais especializados, tendo plenas condições de absorver a totalidade dos exames que, anteriormente, eram realizados nos demais laboratórios até então credenciados.
Resposta: Sim, o laboratório possui equipe treinada para o atendimento infantil. A unidade do Laboratório Unimed da Vila Estrela é a única da região com o VeinViewer, um equipamento que facilita a visualização das veias e auxilia na punção de vasos mais difíceis, tornando o procedimento de coleta ainda mais seguro. Nosso cliente infantil tem uma sala de coleta temática e também recebe um “Certificado de Coragem”.
Resposta:
Unidade Estrela: disponibiliza quatro vagas próprias para estacionamento.
Unidade Uvaranas: disponibiliza duas vagas próprias para estacionamento.
Unidade Santa Paula: disponibiliza três vagas próprias para estacionamento.
Unidade Oficinas: disponibiliza duas vagas próprias para estacionamento externo e 20 vagas próprias para estacionamento interno.
Unidade Jardim Carvalho: disponibiliza 18 vagas no estacionamento anexo à Farmácia Fleming.
Unidade Castro: não disponibiliza vagas próprias para estacionamento.
Unidade Carambeí: disponibiliza vagas cobertas para estacionamento anexas ao estacionamento do Supermercado Rickli.
Resposta: Para a segurança dos pacientes, é obrigatória a apresentação da carteirinha do plano (pode ser a virtual, disponível no app), de um documento com foto e da solicitação médica. Em caso de realização de exames particulares, é necessária apenas a apresentação do documento de identificação com foto.
Resposta: Não. A realização de exames particulares não implica em reembolso, visto que a Unimed oferece o serviço próprio. Os planos comercializados pela Unimed Ponta Grossa são vinculados a uma rede credenciada formada por hospitais, clínicas e laboratórios. O cliente Unimed Ponta Grossa deve dirigir-se a essa rede para realizar os atendimentos. A Unimed Ponta Grossa não realiza o reembolso de pagamentos por atendimentos particulares realizados fora da rede credenciada. Orientamos que caso tenham dúvidas sobre a rede credenciada, consultem o Guia Médico disponível no app Unimed Cliente PR e no site www.unimpedpg.com.br, ou entrem em contato com o SAC/Central de Agendamento pelo 0800 414554 (deficientes auditivos 0800 642 2009).
Resposta: a Unimed busca atender os beneficiários da melhor forma possível e, para isso, conta com vários canais de contato para que as manifestações e demandas sejam tratadas com mais precisão e de forma mais dinâmica e resolutiva.

SAC
Canal imediato de atendimento, indicado como primeiro caminho para você se manifestar sobre algum assunto relacionado ao plano de saúde. Essa manifestação pode ser uma sugestão, um elogio, uma dúvida, uma crítica ou uma reclamação. O SAC pode ser contatado pelo telefone: 0800* 41 4554 (para deficientes auditivos 0800* 642 2009), ou através do Portal Unimed Ponta Grossa (www.unimedpg.com.br), na aba Canais de Relacionamento. *atendimento 24 Horas por dia

OUVIDORIA
Recomendada para quando você considerar que os esclarecimentos dados pelo SAC não foram satisfatórios, ou se houver alguma dúvida com relação à resposta apresentada. O formulário da Ouvidoria está disponível no endereço www.unimedpg.com.br/ouvidoria
Resposta: Não, apenas os exames que têm cobertura no Rol da ANS, mas que não tenham diretrizes de utilização.
Resposta: Se o exame ficou pendente é porque existe alguma restrição que terá que ser analisada pela equipe de auditoria médica e/ou administrativamente. O beneficiário deverá comparecer na Unimed central ou em um dos Postos de Atendimento para acompanhar o status dessa demanda. O cliente tem a opção de realizar o exame particular, ciente de que não haverá reembolso.
Resposta: Em até 4 horas após a finalização do atendimento, será enviada para o celular do cliente uma mensagem via SMS com uma pesquisa de satisfação. O número do celular deve ser conferido pela atendente antes de cada atendimento.
Resposta:Sim, todas as nossas unidades oferecem lanche gratuito para pacientes que realizaram exame em jejum.
Unidade Estrela: oferecemos, gratuitamente, café preto, chá, suco, sanduíche de queijo e presunto (frio e quente), biscoitos doces e salgados. Para pagamento à parte, dispomos de máquina de café para capuccino e chocolate quente.
Demais unidades: oferecemos, gratuitamente, biscoitos doces e salgados e máquina de café para capuccino e chocolate quente.
Resposta: Sim, desde que esteja com o protocolo de autorização do referido paciente em mãos e devidamente preenchido. Caso não possa comparecer pessoalmente na unidade do Laboratório, você pode acessar o resultado de forma online, aqui no site, no menu Resultado de Exames.
Resposta: Sim.
Resposta: Não, mas é preciso que o navegador esteja na versão mais atualizada.
Resposta:
Unidade Estrela: das 07:00 às 18:00hs.
Demais unidades: das 07:00 às 13:00hs.
Resposta: Neste momento não há previsão de descredenciamento das clínicas de imagem.
Resposta: Não haverá redução de valores, pois a Unimed não está realizando negociação de preços para prestação de serviços e sim, apenas, substituindo prestador de serviços. Os preços permanecem inalterados, mas com aumento na qualidade dos serviços prestados e satisfação dos beneficiários.

Responsável técnico: Alcides Ivan Nunes Rocha | CRF 928 - PR | TEAC 702

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